Incêndio em boate

Entidades lamentam tragédia em boate no RS

Autor

28 de janeiro de 2013, 15h21

O incêndio que matou mais de 230 pessoas em uma boate neste domingo (27/1), no município de Santa Maria (RS), gerou comoção no Brasil e no Mundo. Autoridades, associações e entidades lamentaram o acontecido e se colocaram à disposição para ajudar.

O Porta-Voz do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, lamentou a tragédia e divulgou nota em que diz ter ficado abalado com o episódio. A nota, escrita em inglês e português, diz que o secretário “ficou especialmente comovido com a notícia do grande número de jovens, incluindo estudantes universitários, que segundo relatos faleceram como resultado do fogo”.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também prestou condolências ao povo brasileiro. Em carta endereçada à presidente Dilma Rousseff, Netanyahu deseja rápida recuperação aos feridos e coloca Israel à disposição para ajudar. “Nos colocamos a sua disposição e de seu governo para qualquer ajuda necessária. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias das vítimas e todo o povo brasileiro neste momento tão difícil, diz Netanyahu.

Juízes e advogados lamentam e pedem investigações
A Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs) publicou nota lamentando profundamente o ocorrido. A associação se coloca à disposição da sociedade e dos órgãos públicos para o que for necessário e pede apuração dos fatos.

"Porém, há a necessidade de se apurar os fatos com profundidade, não-somente para se punir os eventuais responsáveis, mas também para que as autoridades tomem providências imediatas a fim de evitar que evento como este se repita", recomendou na nota Rodrigo Machado Coutinho, presidente do Conselho Executivo da Ajufergs.

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) também manifestou seu pesar e se solidarizou às famílias das vítimas da tragédia. "A presidência e diretoria, assim como, os magistrados que atuam em Santa Maria estão à disposição e mobilizados para ajudar no que for necessário."

A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso também publicou nota de pesar. A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MT, Betsey Polistchuck de Miranda, afirmou que espera que as investigações apurem as responsabilidades e que haja punição rigorosa aos culpados. "Todo o país está em luto neste momento de dor e nós estamos juntos", ressaltou a advogada.

Nesta segunda-feira foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o decreto em que a presidente Dilma Rousseff declara luto oficial de três dias em todo o país pelas vítimas do incêndio.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!