Digitalização dos processos

Comarca no Amazonas termina virtualização de acervo

Autor

26 de janeiro de 2013, 12h24

Na última segunda-feira (21/1), a equipe da comarca de Envira (AM) anunciou o encerramento da digitalização de todo o acervo físico de processos que tramitam no município. A comarca possui 679 processos em tramitação e faz parte da lista composta por outras 14 comarcas que estão em fase de digitalização. As informações são do Diário do Amazonas.

Segundo o corregedor-geral de Justiça e coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, Envira é a primeira comarca do país com todos os processos “virtualizados”.

“Foram 40 dias intensos de trabalho para dar um passo importantíssimo e fazer história na Justiça brasileira. A longínqua cidade de Envira, no interior do Amazonas, se orgulha hoje de ser a primeira do País com todos os processos virtualizados”, avaliou Simões.

Segundo o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação do TJ-AM, Messias Andrade, o trabalho teve início em 2012, com a instalação do sistema Projudi, que permite que tanto o juiz, quanto as partes, movimentem o processo sem necessidade do manuseio físico, permitindo o trabalho de qualquer lugar. Em seguida, servidores do próprio cartório iniciaram o treinamento e a digitalização do acervo físico antigo.

O principal benefício da virtualização é a celeridade na tramitação do processo. “A diferença é clara, agora o processo não fica mais parado, isso porque o juiz é alertado dos prazos pelo sistema e, de certa forma, forçado a dar seguimento nos autos.

Já para os advogados, membros do Ministério Público e Defensoria, a mudança é que nenhum deles precisa ir ao município para dar entrada em uma petição, por exemplo. Ele vai poder cuidar do processo de onde estiver, sem precisar gastar com passagem aérea e outros”, concluiu Messias. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!