Dívida milionária

OAB-RJ questiona aprovação com louvor de contas

Autor

24 de janeiro de 2013, 13h39

Após receber duas citações de execução fiscal de dívidas da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), a seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil enviou ofício ao Consenho Federal da OAB questionando a "aprovação com louvor" dada pela entidade às contas da Caarj entre os anos de 2001 e 2006.

De acordo com a OAB-RJ, neste período restou uma dívida de R$ 331,9 milhões. O débito é relacionado a Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e não pagamento de PIS, Pasep e Cofins, mais multas.

"A situação de extrema gravidade não chama atenção somente pelos números estratosféricos das dívidas, mas também pela total falta de conhecimento da sua real dimensão, eis que a atual diretoria da Caarj foi surpreendida com a notificação para o pagamento dos débitos, resultado da administração irresponsável dos dirigentes da OAB-RJ e da Caarj no período dos anos de 2001 a 2006" , diz um dos trechos do ofício, assinado pelo então presidente Wadih Damous. O ofício foi enviado no dia 21 de dezembro.

A seccional pede, no documento, que sejam revistas as normas para prestação de contas ao Conselho Federal e tomadas providências para a responsabilização daqueles que eram dirigentes da OAB-RJ e da Caarj na época em que não foram feitos os pagamentos.

"A OAB-RJ foi surpreendida com um débito fiscal milionário em relação ao qual não se tomou nenhuma medida preventiva. Pedimos, portanto, a revisão dessas regras pelo Conselho Federal", explica o procurador-geral da Seccional, Guilherme Peres. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!