A neve que caiu em toda a Inglaterra no último fim de semana está dando trabalho para muitos condenados. Em Londres, um grupo de apenados foi encarregado de limpar a neve e raspar o gelo das ruas, garantindo a segurança e a normalidade da vida na capital depois do mau tempo. A tarefa faz parte da punição imposta pela Justiça e, por isso, não é remunerada.
O trabalho comunitário é uma das apostas do governo inglês para reduzir a alta reincidência no crime. Metade dos prisioneiros comete outro crime em até um ano após sair das cadeias. Diante desse dado, o Ministério da Justiça tem investido em penas alternativas para reduzir o número de pessoas enviadas para a prisão.
Em 2012, o governo decidiu privatizar a aplicação da pena alternativa de trabalho comunitário. O serviço foi repassado para a Serco, empresa de segurança privada. A limpeza das ruas invadidas pela neve é controlada por ela. Condenados por crimes de menor potencial ofensivo são obrigados a sair pelas ruas de Londres retirando os rastros deixados pela neve: lama e gelo, além da própria neve.
Em um comunicado divulgado para a imprensa, o ministro da Justiça, Jeremy Wright, ressaltou a importância de mostrar para a sociedade que os condenados a penas alternativas estão nas ruas trabalhando duro para compensar os danos causados. “Projetos como esse [da limpeza das ruas] mostram que nós somos sérios quanto ao trabalho comunitário ser uma punição rápida e rígida”, disse.
Comentários de leitores
1 comentário
Pena...
www.luizfernandopereira.com (Advogado Autônomo - Administrativa)
Pena que não tem neve no Brasil (ainda: vai saber um dia com essas mudanças climáticas devastadoras devido a degradação ambiental como consequencia)pois os condenados fariam este trabalho também. Brasileiro tem mania de copiar o que é dos outros (ideias), mas só quem copia perfeitamente as coisas são os chineses (sabe do que estou falando: produtos eletronicos e afins.
Comentários encerrados em 30/01/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.