Consultor Jurídico

Comentários de leitores

11 comentários

Fonte da celeuma: a OAB quer punir o conhecimento jurídico?

Adriano José Borges (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

O trecho da entrevista, fonte da celuma que se instalou é o seguinte:
"Hoje em dia, eu advogo pra mim. Eu faço o serviço, tem um advogado que assina junto comigo, que assina. Eu trabalho nos meus casos, eu que faço tudo, tudo, tudo. Graças a Deus, que eu posso fazer isso. Porque ninguém melhor do que eu para conhecer tudo que aconteceu."
Não vejo, mesmo analisando rigorosamente, a afirmação que o Rocha Mattos está cometendo "prática ilegal da advocacia". Ele afirma, atecnicamente, que advoga para ele mesmo. Ou seja, entende-se que realiza pesquisa nos sites dos Tribunais, em livros, etc. E, valendo-se da sua formação acadêmica, conhecimento jurídico e experiência profissional, redige a minuta (que pode ser completa e não necessite de alteração alguma por quem revise).
TODOS (ou ao menos a imensa maioria) dos advogados do Brasil se valem ou se valeram de estagiários, assistentes (inclusive paralegais: sem inscrição na OAB, mas com conhecimento da área. Ex.: contadores, administradores, economistas, peritos, etc.).
Agora, no caso de um jurisdicionado (não fiz nenhum juízo de valor sobre a pessoa e seu passado, analisei o fato em si e convido a todos a fazer o mesmo), que detém conhecimento (ao menos aparenta) jurídico e absoluto conhecimento dos fatos, vai ser negado escrever a sua própria defesa?
Vai se punir o colega que utiliza a produção intelectual do seu cliente?
Digo mais, o jurisdicionado Rocha Mattos DEVERIA assinar (se não o faz) as peças em comunhão com seu advogado.
Os dirigentes da OAB, ao invés de se colocarem como a palmatória do mundo, deveriam se voltar para a própria Casa: quem tem medo, em pelo século XXI, de eleições diretas???

a volta da ratazana outrora togada...............

hammer eduardo (Consultor)

Corretissima a atitude da OAB de São Paulo de denunciar esta ratazana putrida por exercicio ilegal da Profissão. A nobre classe dos Advogados não pode tolerar de forma alguma tamanho absurdo que apenas ajuda aos que desejam denegrir a imagem da importantissima categoria.
Este VAGABUNDO com seus cabelinhos de maestro de gafieira ja fez mal demais a Magistratura como um todo e caso fossemos um Pais serio e não um acampamento de POLTRÕES de quinta categoria como é o caso atual, deveria ser encarcerado para o resto de seus miseraveis dias pois o problema não é "apenas" ter se mostrado corrupto , quadrileiro e bandido como foi o caso mas sim o fato inconteste de que na pratica APUNHALOU pelas costas a Justiça num periodo em que deveria ter sido seu representante maximo.
Alias sempre advoguei que "agentes da lei" quando no exercicio de suas funções que optem por passar "para o outro lado" , deveriam ter penas aplicadas em DOBRO pelo ato simples de apunhalarem pelas costas o estado de direito que cometeu o erro acidental de neles confiar.
Neste ritmo daqui a pouco vai aparecer alguem ou "alguens" querendo a restituição dos direitos deste VAGABUNDO na OAB como se nadica tivesse acontecido , alias nem seria grande surpresa pois as "outras" ratazanas do PT fazem isso com preocupante desenvoltura nestes ultimos e esqueciveis dez anos de "pudê" onde o deboche de todas as instituições tomou conta do dia a dia..
É um traidor nojento e deveria ter continuado em CANA junto com outros de "menor periculosidade" como Marcola e Beira Mar que por comparação são meros "escoteiros".......Brasilzinho nojento este não acham ???

Representação da oab contra ex-juiz rocha matos

José Hamilton (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Concordo plenamente com a representação da OAB em face da reentrada do ex-juiz Rocha Matos no campo da advocacia. Conforme o noticiário, o referido senhor quando magistrado teria praticado atos não condizente com a sua condição de juiz e, se não honrou a magistratura obviamente não terá condições morais para exercer a advocacia.
Volto a dizer que não conheço o ex-juiz muito menos o processo a que respondera, mas o noticiário fora notório sobre as suas diatribes, diatribes essas que levaram à sua condenação e perda do cargo.
Malgrado a tudo isso, espero que o Dr Matos tenha refletido e possa a se tornar um ser melhor, até porque ninguém pode ser estigmatizado 'ad eternum'.

Direito à ressocialização

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Talvez se ele fosse readmitido na magistratura poderia se "ressocializar" mais rápido.

Exmo. Prætor (Outros)

Eduardo. Adv. (Advogado Autônomo)

Mas em outra postagem V. Exª. justamente destilava críticas à OAB, que dizia provar agora de sua luta pela frouxidão da lei penal...
Se o exercício de função essencial à Justiça puder ser realizada por quem não tenha condição moral para tanto, acredito que ele poderia também muito bem prestar novo concurso público, afinal já foi penalizado.
De outra forma, a aposentadoria compulsória em nada ressocializa, visto que dá ao delinquente a sensação de que seu feito não foi devidamente correspondido.

Resso$$ialização ?

Luiz Pereira Neto - OAB.RJ 37.843 (Advogado Autônomo - Empresarial)

Resso$$ialização , de alguém que insiste em - e se gaba de - delinquir ? E , que , ainda , usurpando de amizade , de prestígio , ou quem sabe , de poder econômico , enseja a transgressão de outrem , para ter criminosa e rentosa cobertura?
Só pode ser gozação de péssimo gosto ou credulidade de uma mente muito pura ... .

Ressocialização

Prætor (Outros)

Não resta a menor dúvida de que, sem a devida inscrição na OAB, que qualquer atividade restrita à esta categoria, pode vir ser apenada já que o exercício da atividade seria irregular.
Mas quanto ao pedido de inscrição, não seria ele importante para a ressocialização deste indivíduo?

Parabéns para a OAB

CARLOS CRUVINEL (Advogado Autônomo - Civil)

Quando li a matéria, achei que o ex Juiz estava confessando um crime de exercício irregular da profissão. Bem como os colegas que estão acobertando o juiz, são co-autores e ainda estão cometendo falta ética. OAB - Atuante é advocacia forte.

JUIZ DE CARREIRA (corrigida a digitação)

Luiz Pereira Neto - OAB.RJ 37.843 (Advogado Autônomo - Empresarial)

Juiz de carreira
Viva ! Nada como um dia atrás do outro : noticia-se mais um "juiz de carreira" , DESCOBERTO , reincidentemente , corrupto , para contrariar a tese do Dr. Calandra . Precisam , também , serem descobertos aqueles outros , igualmente , desonestos , que , embora de "carreira" , ainda , saem de fininho e na "carreira" .

Juiz de carreira

Luiz Pereira Neto - OAB.RJ 37.843 (Advogado Autônomo - Empresarial)

Viva ! Nada como um dia atrás do outro : noticia-se mais um "juiz de carreira" , DESCOBERTO , reincidentemente , corrupto , para contrariar a tese do Dr. Calandra . Precisam , também , serem descobertos aqueles outros , igualmente , desonestos , que , de embora de "carreira" , ainda , saem de fininho e na "carreira" .

Muita cautela nessa hora!

Silvio Cesar de Souza ()

Após ler atentamente a entrevista do Ex-Juiz Rocha Mattos, a princípio não verifique uma conduta ilegal ou irregular, tendo em vista que usou o verbo no futuro, "VOU ADVOGAR", bem como é preciso uma investigação honesta e imparcial, no sentido de se verificar a verdade dos fatos, se realmente ele estaria "advogando" sem a nossa Carteira. Boa sorte senhores investigadores" da OAB.

Comentar

Comentários encerrados em 29/01/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.