Monopólio da palavra

COB diz que termo olimpíada é de seu uso privativo

Autor

17 de janeiro de 2013, 16h12

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) quer proibir universidades e associações de usar a palavra olimpíada em competições educacionais. De acordo com o comitê, o uso das palavras olimpíada e jogos olímpicos "é privativo" dos comitês Olímpico e Paraolímpico do Brasil. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

No fim de 2012, a Unicamp foi notificada extrajudicialmente pelo comitê porque organiza a Olimpíada Nacional em História do Brasil. Segundo a Folha, organizadores de várias outras olimpíadas educacionais, como a de português e de astronomia, receberam notificações semelhantes. No Brasil existem cerca de 20 olimpíadas educacionais nacionais.

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências), em carta enviada ao presidente do COB, classificaram a ação como "despropositada".

A presidente da SBPC, Helena Nader, disse que os cientistas não vão abrir mão do uso da palavra. "Eles [o COB] estão querendo ter o monopólio da palavra e isso nós não aceitamos. Olimpíada científica é um conceito internacionalmente consagrado. A sua proibição aqui só é prejudicial para o conhecimento", afirmou.

Jacob Palis, presidente da ABC, lamentou a iniciativa em um momento em que o Brasil é destaque na área. "Nós recebemos, no ano passado, a Olimpíada Mundial de Astronomia. Agora há pouco, tivemos um jovem brasileiro [Matheus Camacho, 14] ganhando uma medalha de ouro em uma das maiores competições do mundo, a Olimpíada Internacional de Ciência. A decisão do COB é equivocada", disse.

Em nota enviada à Folha, o Comitê Olímpico Brasileiro afirmou que as cartas enviadas às instituições de ensino têm "caráter educativo", para garantir que "o termo ‘olimpíadas’, que é uma propriedade do COI (Comitê Olímpico Internacional), não seja vinculado a questões comerciais".

A entidade disse que estuda autorizar o uso do termo para fins educacionais, como é o caso da olimpíada organizada pela Unicamp. A universidade afirmou que continuará usando o termo para designar a competição.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!