Aprovação baixa

OAB-AM diz que é preciso repensar ensino do Direito

Autor

16 de janeiro de 2013, 11h26

O presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas, Caupolican Padilha, afirma que o baixo índice de aprovação de candidatos no Exame da Ordem é um alerta para as instituições de ensino superior que oferecem cursos de Direito no estado. “Os resultados anteriores e este recente mostram que a educação jurídica está ruim e que é preciso repensar os cursos de Direito no Amazonas e no país de um modo geral, tanto nas universidades privadas quanto nas públicas”, ressaltou. As informações são do G1.

O Amazonas ficou abaixo da média nacional na aprovação de candidatos no Exame da Ordem. Segundo Padilha, responsável pela comissão de estágio e do Exame no estado, somente 12% dos 1.845 candidatos que se inscreveram conseguiram aprovação.

Em todo o Brasil, o percentual de aprovação foi de 16,67%. Ao todo foram 118.217 candidatos inscritos. Desses, 114.763 fizeram a prova e 19.134 acertaram 50% do total de 80 questões objetivas propostas e foram aprovados.

A segunda etapa do exame está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013. Nela, os estudantes terão que redigir uma peça profissional valendo cinco pontos e responder a quatro questões — valendo 1,25 pontos cada —, sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e seu correspondente direito processual.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!