MENOS BUROCRACIA

Receita quer ampliar declaração pré-preenchida

Autor

6 de janeiro de 2013, 14h01

O número de contribuintes beneficiados com a declaração do imposto de renda pré-preenchida pode ser aumentado. A ideia é disponibilizar um formulário onde os dados estariam preenchidos previamente pela Receita, que deve ser confirmado pelos contribuintes. As informações são da Agência Brasil.

A novidade, que inicialmente benefiaciaria apenas os contribuintes com uma fonte de renda, passaria a valer em 2014, informou à Agência Brasil o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. Barreto disse também que o número previsto de beneficiários pode aumentar mesmo antes da implantação do serviço.

Erros e as omissões na declaração são apontados como os dois principais motivos que levam o contribuinte a cair na malha fina. De acordo com a Receita Federal, 616.569 declarações ficaram retidas na malha em 2012 , número superior ao do ano passado (569.671).

“A princípio pretendemos que todos possam ter acesso à declaração pré-preenchida”, disse Joaquim Adir, Supervisor Nacional do Imposto de Renda. De acordo com Adir, a potencial mudança na forma de declarar depende de uma série de questões a serem resolvidas ainda “antes da definição do perfil do contribuinte que será atingido”, observou.

“[O projeto] está andando. Temos um prazo pela frente. Mas estamos trabalhando bastante. O contribuinte, quando for declarar em 2014, terá esta opção. Ou pelo menos, boa parte deles”, disse.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!