Mercado Jurídico

Pinheiro Neto é eleito o mais admirado do país

Autor

1 de janeiro de 2013, 7h00

Spacca
As bancas mais admiradas em 2012 foram, pela ordem: Pinheiro Neto Advogados; Machado Meyer Sendacz e Opice; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Demarest e Almeida Advogados; e Siqueira Castro Advogados. Estes são os cinco escritórios com maior pontuação no ranking publicado na edição 2012 da Análise Advocacia 500, que elege os escritórios e advogados mais admirados do Brasil pelas maiores empresas. A publicação ouviu 764 executivos de companhias listadas entre as 1,5 mil maiores do país, que atuam em 65 setores da economia, em 22 estados.

Os maiores
A Análise 500 também listou os maiores escritórios por número de advogados. A maior banca é a JBM Advogados, de Bauru (SP), com 737 profissionais do Direito. Depois vêm Siqueira Castro, com 668; Décio Freire & Associados, com 481; Nelson Willians & Advogados Associados, com 376; e Pinheiro Neto, com 370. A publicação, que começou a circular no final da última semana, traz também os mais admirados e os maiores por área de atuação.


Novos rumos
O advogado Geraldo Baraldi Jr. deixa o Demarest e Almeida, depois de 23 anos no escritório, para montar a banca trabalhista e previdenciária Baraldi Melega Associados, junto com Márcia Melega. Baraldi Jr. era o sócio responsável pela área trabalhista no Demarest e está entre os mais admirados do Brasil na área, segundo a última edição da Análise 500

Novas aquisições
Enquanto saem Baraldi e Márcia, entram no Demarest e Almeida os novos sócios Maurício Levy e Paulo Perry Filho. Segundo o sócio diretor da banca, Mário Nogueira, o escritório tem a meta de crescer 15% em 2013 e Levy e Perry Filho chegam para ajudar a alavancar o crescimento.


Integridade corporativa
Stocche, Forbes, Padis, Filizzola, Clapis Advogados planeja inaugurar, em 2013, uma área chamada Integridade Corporativa, com a intenção de prevenir seus clientes contra problemas envolvendo corrupção, seguindo normas internacionais, como a Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), ou Lei de Práticas Corruptas no Exteriordos Estados Unidos. "A ideia é evitar problemas como, por exemplo, as chamadas ‘taxas de urgência’, que para alguns governos é comum e para outros é corrupção", explica o sócio Guilherme Forbes.


Parceria desfeita
A fusão entre as bancas Siqueira Castro e Advocacia Lunardelli (especializada em Direito Tributário) se desfez. A parceria, iniciada em outubro de 2010, durou até julho de 2011. 


Solução para sucessão
O escritório Schmidt, Mazará, Dell, Candello & Paes de Barros Advogados e o Grupo Empreenda Consultoria firmaram uma parceria para oferecer atuação integrada para clientes com negócios familiares, em, por exemplo, governança, sucessão, proteção patrimonial e estruturação da área de recursos humanos. A intenção é oferecer um produto final mais interessante para clientes que busquem o planejamento estrutural de suas empresas, segundo Lúcia Helena Santana D’Angelo Mazará, da banca. 


Processos uniformes
O escritório Mitico & Sigliano Advogados, inaugurado em 2012, comemora a conquista do ISO 9001, certificação que representa a uniformização de processos nos serviços oferecidos por uma organização. O escritório se preparou durante oito meses para atender às exigências da ISO, que visam estabelecer ferramentas estratégicas para padronização de procedimentos internos e foco total no atendimento aos clientes.


Negócio da sucata
O Almeida Advogados  foi contratado pelo Instituto Nacional das Empresas de Preparação de Sucata não Ferrosa e de Ferro e Aço (Inesfa) para prestar serviços jurídicos em matérias de Comércio Internacional, Direito Econômico e Antitruste e de Direito Público. O instituto atua há quase 40 anos na divulgação e discussão de assuntos setoriais e técnicas de preparação de sucatas ferrosas e não ferrosas, enfatizando a importância da atividade de reciclagem industrial no contexto da economia mundial.


Do esporte
Em 1° de janeiro de 2013, o advogado Gustavo Delbin, da banca AidarSBZ Advogados, assume a presidência do Instituto de Direito Desportivo pelo triênio 2013/2015.


Prêmio musical
O primeiro colocado no Prêmio Ernani de Almeida Machado, entregue pelo Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados, em parceria com a organização social Santa Marcelina Cultura, foi o bolsista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo Rubens Lopes Filho, de 21 anos. O bacharel em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP atualmente e chefe de percussão da orquestra recebeu o prêmio no valor de R$ 60 mil que deverá ser utilizado para aperfeiçoamento em uma instituição de ensino no exterior.


PELAS SOCIEDADES

Depois de passar pelo Unibanco, BankBoston e Itaú BBA, a advogada Márcia Yuki Takano passa a integrar a equipe do Barcellos Tucunduva Advogados. Com 19 anos de experiência em departamentos jurídicos, ela chega para reforçar e ampliar as áreas de comércio exterior e câmbio.

O Barbosa Müssnich & Aragão passará a contar com novos sócios em 2013: José Carlos Berardo, na área de Direito Concorrencial, e Rafael D’Avila Dutra, no time de Mercados Financeiro e de Capitais.

*Texto alterado às 13h30 do dia 9 de janeiro de 2012.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!