Acusações generalistas

Furtado critica criminalização da atividade pública

Autor

27 de fevereiro de 2013, 10h38

“Todas as ditaduras foram implantadas no Brasil e no mundo após discursos generalistas que criminalizavam a todos e a OAB não fará coro com discursos autoritários”. A afirmação foi feita pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado, nesta segunda-feira (25/2), durante a posse da diretoria da seccional da OAB do Piauí e da Caixa de Assistência dos Advogados local.

Furtado fez referência à criminalização generalista da atividade pública. Em seu entendimento, a entidade não pode se distanciar do debate político no país, mas precisa ter o cuidado de não se tornar “comentarista de casos, mas sim protagonista de causas”.

“A OAB não pode ser longa manus de governos federal, estadual ou municipal, mas também não pode ser linha auxiliar da oposição. A OAB deve ter uma relação equidistante ao debate partidário, mas participar de forma efetiva da política nacional, tendo posição sobre as grandes causas da República”, ressaltou o presidente.

Novo comando
Em seu discurso de posse, o novo presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, destacou o acompanhamento da implantação do PJe no estado como uma das metas de seu mandato, que vai até 2016. “Precisamos preparar advocacia para um novo modelo que se apresenta, que é o de advocacia na internet”, explicou Willian, alertando para os problemas nos sistemas de telecomunicações no Piauí e no restante do país. “O nosso Brasil de dimensão continental não possui estrutura de internet suficiente. Ainda padecemos de deficiência de fornecimento até de energia em diversos municípios”, afirmou ele.

Junto com Willian, tomaram posse na diretoria da OAB-PI Eduarda Mourão Eduardo Pereira de Miranda (vice-presidente); Sebastião Rodrigues Barbosa Júnior (secretário-geral); Antomar Gonçalves Filho (secretário-geral adjunto); e Geórgia Ferreira Martins Nunes (diretora financeira). Ednan Soares Coutinho Moura foi empossada na presidência da Caixa de Assistência dos Advogados. No Conselho Federal, representam o Piauí neste mandato José Norberto Lopes Campelo; Margarete de Castro Coelho; e Mário Roberto Pereira de Araújo. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!