Consultor Jurídico

Sistema eletrônico de contagem de processos mostra acervo menores

21 de fevereiro de 2013, 15h40

Por Redação ConJur

imprimir

Implantado em dezembro de 2012 nas Varas de Família de Recife, o Módulo Eletrônico de Contagem dos Processos Físicos está mostrando que o número de processos é menor que os informados pelo Sistema Judwin, que monitora o andamento dos processos judiciais. Em todas as unidades em que a contagem eletrônica foi feita, o resultado foi a redução dos acervos.

O resultado mais impactante, no entanto, ocorreu na 4ª vara, onde o acervo foi diminuído em 71%. Antes da contagem, a vara possuía 6.335 processos em tramitação, segundo o Judwin, e, hoje, após o trabalho, a unidade possui 1.806. Na 1ª Vara de Família, a redução foi de 17%, e, na 2ª, de 32%.

“Esses resultados iniciais já revelam quão inexatas são as informações extraídas do Sistema Judwin, que têm sido encaminhadas ao CNJ e deixado o Judiciário de Pernambuco na incômoda e injusta posição de Estado com a maior taxa de congestionamento do Brasil”, disse o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco (CGJPE), desembargador Frederico Neves.

Na última quarta-feira (20/2), o desembargador Frederico Neves implantou o novo módulo eletrônico na 11ª Vara de Família da Capital. Após a implantação, as equipes da Corregedoria e Vara iniciaram a contagem eletrônica dos processos que tramitam na unidade, utilizando a ferramenta. Durante a implantação, Neves afirmou que a 11ª de Família da Capital foi a escolhida para a implantação do Módulo porque é uma das mais organizadas do estado. Com informações da Assessoria de Imprensa da CGJPE.