Dados exatos

Contagem etrônica de processos mostra acervo menores

Autor

21 de fevereiro de 2013, 15h40

Implantado em dezembro de 2012 nas Varas de Família de Recife, o Módulo Eletrônico de Contagem dos Processos Físicos está mostrando que o número de processos é menor que os informados pelo Sistema Judwin, que monitora o andamento dos processos judiciais. Em todas as unidades em que a contagem eletrônica foi feita, o resultado foi a redução dos acervos.

O resultado mais impactante, no entanto, ocorreu na 4ª vara, onde o acervo foi diminuído em 71%. Antes da contagem, a vara possuía 6.335 processos em tramitação, segundo o Judwin, e, hoje, após o trabalho, a unidade possui 1.806. Na 1ª Vara de Família, a redução foi de 17%, e, na 2ª, de 32%.

“Esses resultados iniciais já revelam quão inexatas são as informações extraídas do Sistema Judwin, que têm sido encaminhadas ao CNJ e deixado o Judiciário de Pernambuco na incômoda e injusta posição de Estado com a maior taxa de congestionamento do Brasil”, disse o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco (CGJPE), desembargador Frederico Neves.

Na última quarta-feira (20/2), o desembargador Frederico Neves implantou o novo módulo eletrônico na 11ª Vara de Família da Capital. Após a implantação, as equipes da Corregedoria e Vara iniciaram a contagem eletrônica dos processos que tramitam na unidade, utilizando a ferramenta. Durante a implantação, Neves afirmou que a 11ª de Família da Capital foi a escolhida para a implantação do Módulo porque é uma das mais organizadas do estado. Com informações da Assessoria de Imprensa da CGJPE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!