Mercado em expansão

Chambers Latin America lista os melhores escritórios

Autor

16 de fevereiro de 2013, 6h57

O Brasil é o líder de investimentos na América Latina, impulsionado pela expansão local de empresas nacionais e pela entrada cada vez maior de investidores estrangeiros. De acordo com o Chambers Latin America 2013, esse cenário favoreceu o mercado advocatício brasileiro como um todo. Mas, especialmente, os escritórios médios e pequenos em nichos altamente especializados e sofisticados.

Há cinco anos, a editora inglesa Chambers & Partners pesquisa o mercado de escritórios de advocacia na América Latina. Por meio de entrevistas com advogados e clientes e também com a análise de grandes negócios conduzidos pelas bancas, elenca as mais citadas e conceituadas nos 20 países. O guia é dividido em 33 áreas dentro do Direito Empresarial. A novidade neste ano foi a inclusão da área de Agronegócios.

Entre os escritórios brasileiros mais bem preparados para atender empresas estrangeiras e demandas que envolvam a legislação dos Estados Unidos e do Reino Unido, segundo o levantamento, estão os tradicionais Pinheiro Neto Advogados; Machado, Meyer, Sendacz e Opice; TozziniFreire Advogados; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Barbosa, Müssnich & Aragão; e Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados.

No editorial, o guia também deu destaque para escritórios boutique e médios. O Levy & Salomão Advogados, por exemplo, é citado na área de Direito Bancário e Financeiro; Demarest e Almeida em Direito Ambiental e Comércio Internacional. Para disputas envolvendo Direito Imobiliário, recomenda Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados e também o PMKA Advogados.

A expansão da infraestrutura no país, com grandes investimentos em estradas, portos, ferrovias, aeroportos, está bem assessorada, na avaliação da Chambers, por escritórios como o Veirano Advogados, que atende o consórcio de Belo Monte, e Arap, Nishi & Uyeda Advogados, banca fundada por antigos diretores jurídicos de construtoras.

Mercado por regiões
A publicação explica para os seus leitores estrangeiros como funciona o mercado de escritórios no país. A maior parte das bancas se concentra no Rio de Janeiro e em São Paulo. Poucas delas têm filiais em outras cidades, que não as duas metrópoles e Brasília, o que criou um forte mercado nas demais capitais do país.

Belo Horizonte é destacada por seu competitivo mercado de escritórios e por um boom nas parcerias público-privadas. O Azevedo Sette Advogados é considerado um pioneiro pelo Chambers.

O sofisticado mercado de fusões e aquisições na região Sul é liderado por três bancas: Carvalho, Machado, Timm & Deffenti Advogados, Lippert Advogados e Martinelli Advocacia Empresarial.

Em Brasília, apesar das filiais dos grandes escritórios, o cenário local é comandado por bancas locais como Advocacia Bettiol e Caputo, Bastos e Fruet Advogados.

No Nordeste, são citados Lima e Falcão Advogados e Queiroz Cavalcanti Advocacia, ambas sediadas em Recife e com representantes em outros estados da região. No Norte, o DD&L Advogados é considerado o principal pela publicação inglesa, por oferecer atendimento full-service para empresas com negócios na Zona Franca de Manaus.

Cisões e fusões
O último ano teve grandes casos de cisões nos escritórios de advocacia. Um grupo do Tauil & Chequer Advogados deixou a banca para criar o Soares Bumachar Chagas Barros Advogados, enquanto o tradicional Xavier, Bernardes, Bragança Advogados se dividiu em três. A equipe de São Paulo passou a integrar o Motta, Fernandes Rocha Advogados e os advogados do Rio de Janeiro fundaram o Xavier Bragança Advogados. O escritório De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados também nasceu da cisão da banca.

Outra importante mudança no cenário foi a fusão do LO Baptista Advogados Associados com o Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Angel Advogados. A banca é formada agora por cerca de 100 advogados.

Grandes escritórios estrangeiros estão expandindo a sua presença no país, como relata o Chambers Latin America: Clifford Chance (da Inglaterra); Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom (EUA); Cleary Gottlieb Steen & Hamilton (EUA); Proskauer Rose (EUA); Simpson Thacher & Bartlett (EUA); e White & Case.

O escritório global Hogan Lovells anunciou um escritório no Rio de Janeiro enquanto o Baker Botts, dos Estados Unidos, também está planejando abrir uma filial na cidade.

Veja a lista com os primeiros colocados nas principais áreas:

Agronegócios
Lazzarini Moretti Advogados Ramos, Zuanon e Manassero Advogados Santos Neto & Montgomery Advogados
Direito Bancário e Financeiro
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Pinheiro Guimarães Advogados Pinheiro Neto Advogados
Reestruturação e Recuperação de Empresas
Felsberg, Pedretti e Mannrich Advogados e Consultores Legais Pinheiro Neto Advogados Renato Mange Advogados Associados
Mercado de Capitais
Lefosse Advogados Machado, Meyer, Sendacz e Opice Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Pinheiro Guimarães Advogados Pinheiro Neto Advogados  
Direito da Concorrência
Advocacia José Del Chiaro 60Barbosa, Müssnich & Aragão Machado, Meyer, Sendacz e Opice
Magalhães, Nery e Dias – Advocacia Pinheiro Neto Advogados Sampaio Ferraz Advogados
TozziniFreire Advogados    
Fusões e Aquisições
Barbosa, Müssnich & Aragão Machado, Meyer, Sendacz e Opice Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Pinheiro Neto Advogados Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados TozziniFreire Advogados
Arbitragem
L.O. Baptista, Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel Pinheiro Neto Advogados Sergio Bermudes Advogados
Wald e Associados Advogados    
Óleo e Gás
L.O. Baptista, Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP Veirano Advogados
Energia
Advocacia Waltenberg Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados
Meio Ambiente
Demarest e Almeida Milaré Advogados Pinheiro Neto Advogados
TozziniFreire Advogados    
Direito do Trabalho
Mallet Advogados Associados TozziniFreire Advogados
Direito Tributário
Advocacia Krakowiak Dias de Souza Lefosse Advogados
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Mariz De Oliveira e Siqueira Campos Advogados Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Pinheiro Neto Advogados Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados Xavier Bragança Advogados
Direito Imobiliário
Campos Mello Advogados Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados – DGCGT PMKA Advogados – Pedraza Maximiano Kawasaki Assolini
Tecnologia e Telecomunicação
Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher (BKBG) Mundie Advogados Pinheiro Neto Advogados
Contencioso
Andrade & Fichtner Advogados Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados Pinheiro Neto Advogados
Sergio Bermudes Advogados Wald e Associados Advogados  
Crime de colarinho branco
Andrade & Fichtner Advogados Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados Pinheiro Neto Advogados
Sergio Bermudes Advogados Wald e Associados Advogados  
Propiedade Intelectual
Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira

 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!