Acesso ao crédito

Brasil será desenvolvido quando o consumo for limitado

Autor

15 de fevereiro de 2013, 7h15

Uma sociedade de consumo emergente não pode esperar por renovações constantes no cenário do acesso ao crédito e, principalmente, na melhora da renda, quando a inflação dá saltos de qualidade.

O fator determinante e qualificador se relaciona à mudança de mentalidade para uma economia globalizada sadia, sem grandes protecionismos ou entraves de balança comercial.

Atingimos a meta da irresponsabilidade fiscal, com a dívida pública passando de R$ 2 trilhões, sendo necessários quase dois anos de arrecadação para cobertura do rombo baseados no aumento das despesas.

A lei de responsabilidade fiscal vai sendo, ano a ano, revogada pela autoridade governamental, a qual pouco se importa o destinatário, que terá o dever de pagar as contas.

O mecanismo central e o eixo fundamental se referem à produção de ciência e tecnologia, com aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento, desde o agronegócio, passando pela integração das pesquisas nos campus universitários para agregar o trabalho das empresas.

Nossa infraestrutura, que é carente de maiores atenções, emperra o crescimento do Brasil, nossas ferrovias estão engatinhando, os portos, até hoje, não foram abertos à concorrência, e os aeroportos apresentam uma malha pequena, se comparada com o tamanho e a extensão do Brasil.

Somente haverá crescimento de acordo com as expectativas se o governo, juntamente com a iniciativa privada, fomentar a exploração da tecnologia, da cultura, invertendo a polaridade com o setor de consumo, que dá sinais de cansaço, e de pouca imaginação na criatividade do crédito qualificado.

De pouco servirá o cadastro positivo se a malha dos inadimplentes for bem ampla e os bancos sinalizarem gargalo na concessão de empréstimos e não os reduzirem.

Houve uma explosão de produção no setor automobilístico, mas seus reflexos são perversos, basta olhar o trânsito em qualquer cidade média ou grande, o aumento da poluição, dos acidentes, afora o número de carros, alvo de busca e apreensão ou ação revisional por discussão em torno do contrato de financiamento.

Enquanto não nos propusermos a uma independência em tecnologia e pesquisa e nos limitarmos ao consumo de produtos vindos de qualquer região do globo, não poderemos entrar no seleto grupo de países desenvolvidos.

Demais disso, somente a Alemanha, com expertise na sua tecnologia de ponta, exporta muito mais produtos rentáveis do que toda a nossa economia do campo.

É certo que o governo centrou esforços em levar estudantes para o exterior e aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, mas, no País, os mercados são limitados, a remuneração carente e a utilização muito precária do saber humano.

O vetor natural de uma sociedade é pendular e se associa à sua capacidade industrial e tecnológica, por tal razão nosso crescimento interno tem sido pífio e, a concorrência com Nações desenvolvidas, uma falta de qualidade total.

Precisamos, e muito, aprimorar, sem estatizar, ou ter a mão invisível do Estado, as empresas e centros de pesquisa, e trazer o retorno para o País, não é sem razão que uma boa leva de profissionais não volta mais ao Brasil e prefere continuar pesquisando no primeiro mundo.

Uma sociedade com grande tecnologia sinaliza a disciplina da educação e da inegável cultura, assim, os centros de pesquisa investem e tornam uma realidade o que o plantel asiático hoje nos oferece em termos de aparelhos celulares, televisões, transmissão de dados, internet, entre outros.

Bem por tudo isso, o retrato do País terá que se incorporar à mudança de estrutura e primazia na tecnologia, pois que o consumo exaurido de uma sociedade cambaleante encontra rápida e pronta saída na produção dos talentos, que investem na busca por um Brasil que esteja antenado com o mercado globalizado de ponta.

O exaurimento da indústria nacional se explica pela concorrência, competição e impostos, tirados esses da pesquisa, da ciência, e da inovação, o País dará um grande passo para sair do secular atraso e tentar se embrenhar por referências perenes, em prol da sociedade moderna.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!