Alta periculosidade

SC vai transferir 20 presos para penitenciárias federais

Autor

9 de fevereiro de 2013, 15h22

Como alternativa para enfrentar a onda de ataques registrados desde 31 de janeiro, o governo de Santa Catarina vai transferir pelo menos 20 presos considerados de alta periculosidade para penitenciárias federais. Por razões de segurança, as datas de transferência e os nomes dos detentos não serão divulgados. As informações são da Agência Brasil.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse ainda, por meio de nota oficial, que decidiu não recorrer à Força Nacional de Segurança por razões de ordem técnica. “Temos o efetivo necessário e essa decisão de não trazer a Força Nacional para Santa Catarina foi tomada em conjunto com o Ministério da Defesa. Não se trata de arrogância, não temos nenhum problema em aceitar ajuda. O governo federal é parceiro de Santa Catarina no combate à criminalidade. Está nos cedendo as vagas nas penitenciárias federais e nos ajudando na área da inteligência," afirmou.

Na nota, o governador disse também repudiar os excessos cometidos na Penitenciária de Joinville. A Polícia Civil investiga as relações entre os abusos cometidos por agentes penitenciários em uma operação pente-fino, na prisão, em Joinville, com os ataques contra ônibus em todo o estado.  Os agentes envolvidos  foram afastados até a conclusão das investigações. Imagens do circuito interno de câmaras de segurança mostraram agentes penitenciários disparando balas de borracha e lançando mão de spray de pimenta, mesmo com os presos sob controle e sem oferecer resistência.

O encontro entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador de Santa Catarina ocorreu em Brasília, na quarta-feira (06/2), quando foram discutidos os termos da colaboração.

Desde que iniciaram os atos de violência e vandalismo, mais de 30 pessoas foram detidas. De acordo com a Polícia Civil do estado, a ordem para os ataques estão saindo de dentro das penitenciárias.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!