
TJ paulista rejeita ação de Luiz Gushiken contra a revista Veja

Em função da posição que ocupa, o homem público tem a proteção dos seus direitos de personalidade
reduzidos. Este é o entendimento da 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo
ao manter a improcedência, decidida em primeira instância, da ação do ex-ministro e ex-deputado
federal Luiz Gushiken (PT-SP) contra a revista Veja em que pede indenização por dano moral.

Segundo o acórdão da decisão, Gushiken diz ter tido sua honra ofendida em razão de uma reportagem
publicada pela revista em 2005, quando era ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula.

Para o desembargador Coelho Mendes, relator do caso, apesar do tom crítico da matéria, não houve
abalo à honra do ex-ministro. "Trata-se, em verdade, de mera crítica genérica de cunho político, sem
finalidade de macular a dignidade, decoro ou o bom nome do apelante", escreveu o relator.

A reportagem da revista Veja, publicada em 6 de julho de 2005, trata da suposta influência do então
ministro no crescimento da Globalprev — empresa que era controlada por Gushiken, sob outro nome,
antes de ele assumir o cargo no governo — e da editora Ponto de Vista, de propriedade de seu cunhado.

De acordo com a reportagem, já em 2003, ano em que Gushiken assumiu a secretaria, a Globalprev
passou a fechar contratos com fundos de pensão estatais vencendo concorrentes com tradição no
mercado. Para a revista, os contratos da empresa chamam atenção porque os fundos de pensão são uma
área sob forte influência de Luiz Gushiken — apontado como um especialista do PT no assunto, por sua
participação ativa em uma CPI sobre o assunto.

Diz a Veja que Gushiken influenciou na nomeação de presidentes dos fundos de pensão Previ e Petros.
Posteriormente, esses fundos contrataram os serviços da Globalprev. À revista, o então ministro disse
jamais ter intercedido junto aos fundos de pensão em favor da empresa.

A reportagem também afirma que, a partir do início do governo Lula, a publicidade estatal nas revistas
editadas pela empresa do cunhado de Gushiken mais que dobrou. O ex-ministro disse nunca ter recebido
ou dado encaminhamento a solicitações que envolvem os interesses da editora Ponto de Vista.

Gushiken afirma que a matéria extrapolou os limites legais do direito à informação e a publicação foi
injuriosa. Sua defesa também alega que o juiz de primeira instância ignorou as petições para produção de
outras provas — o que foi rejeitado pelo relator, que as considerou suficientes — e que os fatos foram
narrados de forma equivocada e distorcida.

Segundo o advogado da revista Veja Alexandre Fidalgo, do escritório Espallargas, Gonzalez, Sampaio,
Fidalgo Advogados, todos os argumentos apresentados pela defesa foram acolhidos pela 10ª Câmara do
TJ paulista.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/02/2013

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/tjsp-mantem-improcedencia-acao-gushiken.pdf


Cabe recurso da decisão do TJ-SP. Procurada, a defesa de Luiz Gushiken, representada pelo advogado 
Marcos Augusto Perez, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de
Advogados, não respondeu até a conclusão desta reportagem.

Clique aqui para ler a decisão.

Date Created
06/02/2013

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 06/02/2013

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/tjsp-mantem-improcedencia-acao-gushiken.pdf

