Alta demanda

Fórum de Piracicaba estuda criar nova Vara Criminal

Autor

5 de fevereiro de 2013, 17h20

Em razão da alta demanda de ações criminais em Piracicaba (SP), a direção do Fórum planeja instalar, ainda este ano, mais uma Vara Criminal na cidade. As informações são do portal G1. Em 2012, o Fórum recebeu aproximadamente 8 mil novos processos. A instalação da nova vara implica na chegada de mais um juiz para a área, que conta com três titulares e um magistrado auxiliar. 

O diretor do Fórum, Wander Pereira Rossette Júnior, disse que a chegada de um novo juiz para a área criminal deve reduzir a média de duração de tramitação dos processos de seis para três meses. Um juiz auxiliar para as outras Varas também é um objetivo de Rossete, que prevê a chegada de ambos ainda para este ano.

"Estamos pleiteando junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo mais uma Vara Criminal e esperamos reduzir a duração das ações para no máximo três meses. Esse juiz auxiliar serviria também para todas as Varas", explicou. Um objetivo antigo do diretor da Comarca é construir um Fórum reservado para a área criminal.

Rossette explicou que a obra é uma prioridade local e estadual, mas não deu prazo para que fique pronta. Um Fórum criminal melhoraria problemas de falta de espaço para a Justiça atualmente, que já tem repartições funcionando fora do prédio central, de acordo com o juiz. O projeto prevê que a Prefeitura de Piracicaba ceda o terreno e o governo do Estado construa o prédio.

A logística para transporte de presos também seria facilitada, segundo Rossette, pois a chegada de um criminoso ao Fórum demanda medidas de segurança em todo o bairro, o que atrapalha casas e comércios vizinhos. A ideia é que a nova área permita as operações sem comprometer o cotidiano do entorno.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!