Novos cargos

TRT-RS terá reforço de 43 servidores na área de TI

Autor

31 de dezembro de 2013, 14h31

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) terá o reforço de 43 servidores especializados na área de Tecnologia da Informação. Ao todo, serão 28 analistas (nível superior) e 15 técnicos (2º grau). A Lei 12.926/2013, que cria os cargos, foi publicada na sexta-feira (27/12), no Diário Oficial da União. Para preencher as vagas, o tribunal chamará candidatos aprovados no concurso em 2011, ainda em vigor.

Os novos cargos aumentam em 52% o quadro de TI da Justiça do Trabalho gaúcha. Com o acréscimo, a equipe alcança o número mínimo de profissionais estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O incremento é justificado principalmente pela implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) no estado. A ferramenta já funciona em 61 unidades judiciárias de primeiro grau (45% do total), de 11 municípios, incluindo a capital. No segundo grau, três das 11 turmas Julgadoras e todas as quatro Seções Especializadas usam o sistema. Em 2014, o TRT-RS pretende instalar o PJe-JT em mais 43 unidades da primeira instância, distribuídas em 21 cidades, e nas demais turmas do segundo grau, plano que ainda aguarda aprovação do CSJT.

Além de eliminar o uso do papel, o PJe-JT agiliza o andamento das ações trabalhistas a partir da automatização de diversos atos processuais. Pelo sistema, os advogados também podem ajuizar processos, acessar os autos e juntar petições a qualquer hora do dia, pela Internet. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-4.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!