Fora das urnas

Presos não vão votar sobre independência da Escócia

Autor

20 de dezembro de 2013, 8h32

Um tribunal da Escócia decidiu que quem estiver preso no dia 18 de setembro de 2014 não poderá votar no referendo sobre a independência do país. Na ocasião, a população vai decidir se quer que a Escócia deixe de fazer parte do Reino Unido. A decisão não é definitiva e ainda deve ser discutida pelas cortes superiores.

A exclusão dos presos do referendo deve aumentar o mal-estar entre britânicos e o Conselho da Europa. Desde 2011, a Corte Europeia de Direitos Humanos, órgão judicial do Conselho, tenta forçar o Reino Unido a garantir que pessoas encarceradas participem das eleições. O governo britânico tem resistido o máximo que pode e adiado cumprir com a obrigação.

A corte entende que os países europeus não podem excluir toda a população carcerária das urnas. Para os juízes, isso viola o direito da população de ter eleições livres. O tribunal europeu aceita que seja suspenso provisoriamente o direito cívico de um indivíduo, mas banir milhares de cidadãos das urnas prejudica uma garantia coletiva, fundamental para um país democrático, que é a escolha dos seus representantes pela população.

No Reino Unido, até 2000, nenhuma pessoa que estivesse presa, condenada ou em prisão provisória, podia votar. Há 10 anos, a legislação foi modificada e só aqueles que já foram condenados é que não participam dos pleitos. Dentro da comunidade jurídica, há posições no sentido de que, quando se trata de referendo, a população carcerária está autorizada a votar.

Na Escócia, no entanto, não foi isso que entendeu uma corte de Justiça ao julgar o apelo de três presos. Para o tribunal, não há nenhuma previsão legal que autorize a participação dos condenados no referendo da independência (clique aqui para ler a decisão em inglês). Em março, a advocacia escocesa — Law Society of Scotland — já tinha se posicionado nesse mesmo sentido. Em parecer, a entidade considerou que a jurisprudência da Corte Europeia de Direitos Humanos não vale para referendos.

A posição do Reino Unido frente ao voto de presos pode custar a saída do país do Conselho da Europa. No segundo semestre deste ano, o mal-estar subiu de tom, com políticos e juízes afirmando que o tribunal europeu não pode se sobrepor às leis e à Justiça britânicas.

Os europeus tinham dado um prazo até novembro de 2012 para o governo britânico propor uma mudança na lei sobre o voto dos presos. O governo apresentou uma minuta de um projeto no último dia do prazo e deixou que o Parlamento assumisse a discussão. Em 2013, uma comissão parlamentar responsável por elaborar um projeto final se reuniu diversas vezes, ouviu representantes do governo, membros do Judiciário e a sociedade civil. O ano terminou e a posição parece não mudar. No Reino Unido, a maioria continua rejeitando a ideia de presos irem também às urnas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!