Consultor Jurídico

Presídio em Alagoas deixa presos sem água por até 5 horas, constata inspeção

17 de dezembro de 2013, 13h17

Por Redação ConJur

imprimir

Uma política de racionamento de água no Presídio do Agreste, no município alagoano de Girau do Ponciano, obriga os presos a passar sede por até cinco horas, aponta o resultado de uma inspeção feita pelo Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça. O grupo também ouviu relatos de agressões e acesso precário à saúde e higiene. Detentos relataram ficar com o mesmo uniforme por até cinco dias.

O presídio foi inaugurado no mês de novembro e funciona por meio de cogestão entre o governo do estado e uma empresa privada. “Pelo contrato, o governo gasta mais de R$ 3 mil mensais por preso e, mesmo com esse custo significativo, a unidade apresenta uma série de deficiências. Recomendamos ao governo providências no sentido de que se exija da empresa o devido cumprimento do contrato”, disse o juiz Douglas de Melo Martins, auxiliar da Presidência do CNJ.

Segundo Martins, que é coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, a unidade enfrenta escassez de água mesmo abrigando apenas 350 presos, abaixo de sua capacidade, que é de 800 vagas.

O mutirão feito em Alagoas reavaliou 2.898 processos, sendo 1.272 de presos condenados e 1.626 de provisórios. Durante um mês de trabalho, 448 pessoas foram libertadas do sistema prisional, o que representa 15% do total de processos revisados. Segundo a Superintendência de Administração Penitenciária de Alagoas, o estado investe em melhorias no sistema prisional.

O CNJ também divulgou recentemente o resultado da iniciativa promovida no Rio Grande do Sul, onde foram inspecionados 137 estabelecimentos prisionais e analisadas as situações processuais de 28.541 presos. Na revisão de processos, foram concedidos a presos 10.601 benefícios previstos na Lei de Execução Penal, como saída temporária, progressão do regime de cumprimento de pena e liberdade. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.