Pequeno cômodo

TRT-3 mantém penhorar bens de empresa para evitar fraude

Autor

11 de dezembro de 2013, 10h01

Se os proprietários de uma empresa se aproveitam de outras companhias, comandadas por laranjas, para desviar bens e evitar a execução trabalhista, é legal a inclusão dos novos empreendimentos no polo passivo da execução, além da penhora de seus bens. Com base neste entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, que negou provimento ao Agravo de Instrumento de uma companhia de arquitetura de Uberlândia (MG).

A empresa teve os bens penhorados após a 5ª Vara do Trabalho de Uberlândia entender que a empresa seria apenas fachada para a ocultação de bens por parte dos sócios de outra companhia, condenada em casos trabalhistas. No recurso, a empresa com os bens penhorados afirmou que nada tinha a ver com a execução da causa envolvendo a outra companhia, já que a sócia da empresa reclamada no processo não integrava seu capital. De acordo com a peça, ela fechou contrato de parceria e tinha apenas uma "participação" em projetos e decoração.

Além disso, a empresa alegou que não há qualquer prova baseada apenas no fato de seus sócios morarem em bairros pobres, enquanto a sede fica em uma avenida valorizada de Uberlândia. Apontou também que o local é um pequeno cômodo comercial, que permite contratos de venda e showroom das empresas fornecedoras. A companhia pedia a extinção da execução que corria contra ela e a liberação da penhora sobre seus bens.

Relator do caso no TRT-3, o desembargador Fernando Rios Neto afirmou que há, na verdade, diversos indícios de fraude contra a execução de decisão judicial. Citando elementos que estão nos autos, ele disse que a sócia da primeira empresa seria a proprietária da segunda, enquanto os demais sócios seriam laranjas. Outro indício, de acordo com ele, é o padrão de vida incompatível dos cidadãos citados como sócios. Rios Neto falou também sobre o pequeno cômodo que seria a sede da empresa, apontando que na verdade trata-se de loja de frente para a rua, com grandes dimensões.

Além disso, uma consulta à lista telefônica mostrou que a empresa com os bens penhorados está registrada no nome da sócia da companhia condenada, apontou o relator. Fernando Rios Neto informou que uma simples parceria, conforme alegado, “não reverbera em telefone comercial registrado em nome da parceira na sede comercial da executada”. Por fim, o desembargador apontou que sócios das empresas têm o mesmo sobrenome. Ele votou por negar provimento e manter a penhora dos bens, sendo acompanhado pelos demais integrantes da turma. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-3.

Clique aqui para ler a decisão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!