Renovação de quadros

Novos conselheiros tomam posse no CNJ e CNMP

Autor

27 de agosto de 2013, 21h43

O Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público empossaram, nesta terça-feira (27/8), seus novos integrantes. O presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, deu posse a sete novos integrantes do conselho, e no CNMP, foram empossados dois novos membros: Leonardo de Farias Duarte e Walter de Agra Júnior.

Em seu discurso, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que a renovação do CNJ é importante, pois permite o surgimento de um colegiado diversificado e com representatividade. Ele comentou ainda que, pela primeira vez, o conselho terá quatro mulheres em seus quadros — as outras são a ministra Maria Cristina Peduzzi e a conselheira Gisela Gondim.

A cerimônia, que marcou também a recondução do promotor de Justiça Gilberto Valente Martins ao cargo de conselheiro, foi acompanhada pelo vice-presidente Michel Temer, que representava a presidente Dilma Rousseff. Para ele, o CNJ representa a transparência na administração pública, reunindo todos os elementos necessários para a administração do Judiciário.

Novos integrantes do Conselho Nacional de Justiça
Conselheiro Origem
Ana Maria Duarte Amarante Brito desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal
Flavio Portinho Sirangelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Saulo José Casali Bahia juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira advogado
Fabiano Augusto Martins Silveira consultor legislativo do Senado 
Rubens Curado Silveira juiz do trabalho
Deborah Ciocci juíza titular da 2ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional de Santana
Gilberto Valente Martins promotor de Justiça Militar (reconduzido)

CNMP
No CNMP, tomaram posse o juiz estadual Leonardo de Farias Duarte, representante do Supremo Tribunal Federal, e o advogado Walter de Agra Júnior, que passa a ocupar uma das duas vagas da Ordem dos Advogados do Brasil. A procuradora-geral da República Helenita Caiado de Acioli, presidente do CNMP, afirmou em seu discurso que a composição heterogênea é uma das riquezas do órgão.

Após dizer que o CNMP também é responsável pela integração e aperfeiçoamento do Ministério Público, ela explicou que um dos desafios da atual composição é ampliar a estruturação e, consequentemente, os resultados alcançados. A cerimônia foi acompanhada por Joaquim Barbosa e vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, que representava o presidente Marcus Vinícius Coêlho. Com informações das Assessorias de Imprensa do CNJ e do CNMP.

Atualizado às 22h00 de 27/8 para correção.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!