Reparação das perdas

Acionistas da OGX vão discutir estratégia de ação

Autor

27 de agosto de 2013, 8h02

Parte dos acionistas minoritários que sofreram os efeitos da desvalorização de ações da OGX do empresário Eike Batista — que atua na exploração e produção de petróleo e gás natural — vão se reunir para discutir estratégias para recuperar os prejuízos com o papel e a possibilidade de ingressar com ações judiciais. A reunião é promovida pelo escritório Bornholdt Advogados e direcionada para os cerca de 50 clientes que são acionistas da companhia. O prejuízo da OGX é de cerca de R$ 5,5 bilhões só no primeiro semestre de 2013.

O encontro será no próximo dia 5 de setembro, às 17h30, em Joinville (SC) e tem como objetivo fazer uma análise da situação da companhia e ainda mostrar aos minoritários uma estratégia jurídica que possa ajudá-los a rever todo ou parte do capital perdido. “No melhor cenário vamos obter a invalidação das operações de compra e recuperar tudo o que se perdeu. Em um cenário médio, teremos a recuperação parcial dos investimentos e na pior das hipóteses, a ação será julgada improcedente”, prevê o advogado João Fábio da Fontoura do Bornholdt Advogados.

Segundo ele, é possível pedir na Justiça a reparação das perdas mesmo em se tratando de operações de sociedade anônima de capital aberto. Isso porque, segundo ele, foram dadas informações erradas aos acionistas. “Publicaram-se expectativas, como se fossem fatos comprovados”, afirmou o advogado.

No caso, os acionistas querem demonstrar judicialmente que foram cometidos erros grandes ao divulgar informações de sociedade anônima. E do ponto de vista de reparação cível, não importa se essas informações equivocadas foram dadas por má-fé ou por erro técnico.

O advogado explica ainda que se ficar provado o dolo, já é possível sair do plano da reparação civil e pode-se falar em responsabilidade administrativa e até criminal. “Para nós, o escopo principal é conseguir indenização para os acionistas e para isso não faz diferença se o erro ocorreu por má-fé ou por um equivoco.”

Outras irregularidades estão sendo descobertas sobre a OGX. Segundo o advogado, existiam contratos dentro da empresa que não previam multa. Como por exemplo, a OGX contrata a OSX para construir uma plataforma, se a OSX atrasa a entrega não há penalidade contratual. “Isso é duvidoso no ponto de vista de um conflito de interesses.”, afirma o advogado.

Além disso, o advogado afirma que existe uma comunicação de fato relevante de que o controlador deveria injetar capital de R$ 1 bilhão na companhia caso as ações baixassem de certo patamar. “E o controlador está querendo questionar a validade disso.”, afirmou.

O advogado explicou ainda que, do ponto de vista técnico, a causa é muito complexa por envolver legislação de mercado de capitais e pelos fatos ainda não estarem esclarecidos. “A situação da companhia ficará clara somente no decorrer do processo.”, disse.

Os acionistas que não puderem ir à reunião poderão acompanhá-la pela internet. Para isso, é preciso se cadastrar pelo site do escritório até às 20h do dia 3 de setembro.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!