Desafios da Justiça

Judiciário reúne-se para preparar encontro nacional

Autor

26 de agosto de 2013, 15h57

Representantes dos tribunais brasileiros reúnem-se nos dias 11 e 12 setembro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça, para debater os principais temas a serem levados para o VII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontecerá em novembro, em Belém. A reunião preparatória será aberta pelo secretário-geral adjunto do colegiado, juiz Marivaldo Dantas, e pela ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, conselheira do CNJ.

Segundo o juiz auxiliar da presidência do conselho Clenio Jair Schulze, o evento demonstra a marca democrática que caracteriza o CNJ, pois permitirá que todos os segmentos do Judiciário nacional apresentem suas principais demandas e seus maiores desafios. “O CNJ deve atuar como ouvidor e colaborador dos segmentos de Justiça, a fim auxiliar na resolução das dificuldades enfrentadas pelo Poder Judiciário brasileiro”, lembrou o magistrado.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio, o encontro vai tratar dos grandes desafios do Judiciário de forma mais objetiva e em uma linguagem direta, de modo a facilitar a compreensão e o cumprimento das metas que forem estabelecidas pelo encontro.

Os principais problemas do Judiciário, segundo ele, já foram apontados pelos tribunais e envolvem questões como os grandes litigantes da Justiça e o volume de processos em tramitação (90 milhões de ações ao final de 2011).

A reunião preparatória também terá a participação das entidades representativas dos magistrados e dos servidores, a fim de opinar na formulação das metas do Poder Judiciário. No encontro, os tribunais vão aprovar as metas prioritárias para 2014 e também os macrodesafios do Judiciário para o período de 2015 a 2019. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!