Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Depoimento inconsistente

Delegado é condenado por posse ilegal de armas

O juiz Carlos Gutemberg de Santis Cunha, da 4ª Vara Criminal da Comarca de São José dos Campos (SP), condenou um delegado de Polícia à pena de reclusão e à perda do cargo pela posse ilegal de duas armas de fogo encontradas com ele no distrito policial.

Em cumprimento à ordem emanada da Corregedoria da Polícia Civil, policiais encontraram com o réu um revólver sem registro e uma pistola semiautomática com numeração suprimida. O delegado alegou, em defesa, que o revólver era de sua propriedade desde a época em que integrava as Forças Armadas e que a pistola havia sido entregue por V.J.M. durante a Campanha do Desarmamento, porém não foi encontrado recibo de entrega da arma nem lavrado auto de apreensão.

“Não se desconhece, aliás, que V.J.M. é criminoso contumaz”, anotou o juiz na sentença. “Estranho tivesse ele se engajado na Campanha de Desarmamento. Mais estranho tivesse deixado a cidade de Caçapava para, portanto uma arma de fogo e seu silenciador, sem guia de transporte, viesse até esta cidade de São José dos Campos para fazer a entrega do artefato.”

Policiais prestaram depoimento a favor do acusado, no sentido de que teriam sabido da entrega da arma por V.J.M. e do recebimento dela na delegacia, mas seus relatos foram tidos como inconsistentes.

O delegado foi condenado à pena de 4 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, e ao pagamento de 15 dias-multa, assim como decretada a perda do cargo. Ele poderá recorrer da decisão em liberdade. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.

Processo 0777144-15.2009.8.26.0577

Revista Consultor Jurídico, 24 de agosto de 2013, 16h41

Comentários de leitores

1 comentário

Delegado condenado por porte ilegal

ACUSO (Advogado Autônomo - Dano Moral)

Delegado de Policia Civil condenado por porte ilegal de armas ? Que condenação estranha essa ! Em um país onde a policia é caçada a toda hora, uma decisão dessa qualidade provoca estranheza!

Comentários encerrados em 01/09/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.