Corrida expansionista

Governo lentamente muda forma de contratação pública

Autor

23 de agosto de 2013, 7h00

No século XIX, os EUA ficaram conhecidos pela sua política territorial mediante uma atuação silenciosa e episódica sem precedentes nos demais impérios conhecidos na época: com a compra da Louisiana dos franceses, a Flórida dos espanhóis, o Alasca dos russos e a obtenção de Oregon dos britânicos, os EUA promoveram uma expansão paulatina, discreta e de forma pontual, ou seja, aparentemente alheia a um planejamento de crescimento mais incisivo e chamativo ao resto do mundo – como eram as guerras napoleônicas ou a própria expansão britânica na Ásia e África. Como qualquer regra, a exceção ficou por conta da guerra dos EUA contra o México, pela região do Texas. Era, portanto, a Conquista do Oeste, dentro de um pragmatismo na política externa aliado aos conceitos do Destino Manifesto e da Doutrina Monroe.

Há algum tempo venho participando de diversas conversas sobre o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e a expansão de sua aplicação desde a publicação da Lei, a qual ocorre à maneira da expansão norte-americana sobredita: silenciosa, episódica e sem externar muitos conflitos dentro do Parlamento. Aqui, à semelhança da conquista do Texas, o maior embate vem ocorrendo no campo doutrinário, entre os administrativistas que apoiam o RDC e os que o rejeitam veementemente. A comparação, apesar de anedótica, ajuda a compreender o fenômeno pelo qual o novel instrumento de contratação pública vem passando no ordenamento brasileiro.

Inicialmente prevista como uma lei de contratação específica para os megaeventos esportivos sediados no País, o âmbito de aplicação do RDC foi sendo sistematicamente estendido por meio de diversas medidas provisórias pontuais posteriormente convertidas em lei: ações integrantes do PAC; obras e serviços de engenharia no âmbito do SUS; e obras e serviços de engenharia no âmbito dos sistemas públicos de ensino. Prova inequívoca dessa “política expansionista” mantém-se agora com o Projeto de Lei do Novo Código de Mineração, o qual vislumbra a aplicação do RDC às licitações e chamadas públicas no âmbito da mineração – e tal inclusão não vem sendo ponto relevante de discussão na tramitação do PL.

No último mês, o RDC adquiriu três vitórias silenciosas que passaram despercebidas: para o Banco do Brasil, que poderá utilizar o RDC a fim de contratar serviços especializados a serem prestados para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) relacionados a atividades de guarda e conservação de produtos agropecuários; no setor aeroportuário, no caso de uso dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para investimentos em aeródromos públicos; e no portuário, com a nova Lei dos Portos, para as licitações de concessão de porto organizado e de arrendamento de instalação portuária. Longe de ser uma crítica ou um elogio a essa ampliação silenciosa – até porque ainda não tenho uma opinião conclusiva sobre o RDC, pois penso que a sua plena aceitação dependerá de um método de tentativa e erro por parte da Administração Pública –, são mudanças que devem ser destacadas no debate jurídico sobre o instituto.

O maior prejuízo que esse momento de indefinição pode acarretar é às empresas, sobretudo aquelas que atuam no ramo da construção civil: elas não têm a segurança se o RDC veio para crescer e ficar, em detrimento de uma prática vintenária com a Lei de Licitações, o que lhes levaria a um período de nova adaptação; ou, pelo contrário, se a Lei de Licitações, sendo atualmente reformulada pela Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, instituída em meados de junho, retornará com maior força e ganhará novamente seu espaço nas contratações públicas. Pelo que se percebe, o excesso de propostas para alterações nas contratações públicas pode prejudicar a sobrevivência desses outros modelos, em benefício ao RDC: são mais de 500 projetos de iniciativa da Câmara dos Deputados, e mais de 50 Medidas Provisórias, relacionados às licitações.

Dando continuidade à história levantada inicialmente a fim de construir uma metáfora, podemos encarar o RDC representando os EUA e a Lei de Licitações no papel do México nessa “corrida expansionista” pela aplicação primordial nos contratos administrativos. Creio que, em um futuro não muito distante, o RDC acabe englobando todas as contratações relativas a grandes obras e serviços de engenharia, restando à (futura e nova) Lei de Licitações a aplicação substancial em contratações de serviços de outra natureza.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!