Luto na magistratura

Morre desembargador aposentado do TJ-PR Xavier Neto

Autor

16 de agosto de 2013, 14h37

Morreu nesta quinta-feira (5/8), aos 67 anos, após um mal súbito, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Paraná Francisco de Paula Xavier Neto. O velório ocorre no Crematório Vaticano, na Rua Desembargador Hugo Simas, 26, no bairro São Francisco, em Curitiba. A cremação do corpo será feita no mesmo local a partir das 16 horas de sexta-feira (16/8).

Por conta da morte, o presidente do TJ-PR, Clayton Camargo, decretou luto oficial de três dias. Em 1988, o desembargador Francisco de Paula Xavier Neto foi eleito presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, sendo reeleito na gestão seguinte. Entre 1992 e 1993, foi presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Nascido em União da Vitória em 27 de janeiro de 1946, ele formou-se em 1968 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, e iniciou sua carreira como magistrado no ano seguinte. Após atuar em Alto Paraná, Pato Branco e Maringá, chegou a Curitiba em 1977. Assumiu o posto de juiz de alçada em 1984 e nove anos depois, tomou posse como desembargador.

O desembargador também foi professor de Direito Penal Executivo, em curso voltado a já graduados, pela Faculdade de Direito de Curitiba. Também deu aulas de Processo Civil em curso de especialização do Instituto Paranaense de Cultura Jurídica, em convênio com a Faculdade de Direito da UFPR. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-PR.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!