Consultor Jurídico

Parlamentares questionam PEC que altera demarcação de terras indígenas

10 de agosto de 2013, 14h00

Por Redação ConJur

imprimir

Parlamentares que integram as frentes de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio aos Povos Indígenas ajuizaram, na quinta-feira (8/8), Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal contra a Proposta de Emenda à Constituição que regulamenta a demarcação de terras indígenas. O MS, que inclui pedido de decisão liminar, tenta impedir que a demarcação seja transferida do Executivo para o Congresso.

A alegação dos parlamentares é de que a PEC viola uma cláusula pétrea da Constituição, a que versa sobre as garantias individuais dos índios. O objetivo seria restringir, retirar e condicionar direitos seculares da população indígena. Só seriam protegidos os interesses econômicos dos dos estados e de cidadãos interessados na exploração destas áreas.

Se bem sucedido, o Mandado de Segurança deve impedir a instalação da comissão especial da Câmara que analisará o assunto. A comissão foi criada em março de 2012, após a Comissão de Constituição e Justiça admitir a PEC, mas nunca foi instalada. Em abril, após mobilização dos indígenas e uma reunião entre eles e lideranças parlamentares, foi suspensa temporariamente sua instalação, determinada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Os indígenas chegaram a invadir o plenário da Câmara, o plenário de comissões e o Salão Verde, local em que armaram acampamento. Com informações da Agência Brasil.