Ações da OGX

Por ressarcimento, minoritários querem processar Eike

Autor

7 de agosto de 2013, 13h03

Acioniostas minoritários que perderam dinheiro ao apostar em papeis que se desvalorizaram estão buscando a Justiça para tentar o ressarcimento ou a redução do prejuízo. Um grupo formado por donos de ações da OGX está se mobilizando para ajuizar ação contra o empresário Eike Batista, dono da empresa e que teria vendido seus papeis antes do colapso da petrolífera. As informações são da revista Veja.

O grupo também deve acionar conselheiros da OGX, incluindo Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, Ellen Gracie, ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal, e Rodolpho Tourinho Neto, que foi titular da pasta de Energia. A tese dos minoritários baseia-se na venda de ações da OGX, por parte de Eike, entre os dias 7 e 13 de junho.

O empresário se desfez de 56 milhões de papeis em troca de R$ 75,4 milhões. Logo depois, a OGX anunciou que poderia suspender as operações no campo Tubarão Azul, o que fez o preço de cada ação cair 35% e deixou o grupo de acionistas com prejuízo de R$ 70 milhões.

Procedimento semelhante foi adotado quando da intervenção decretada pelo Banco Central no Banco PanAmericano. Um advogado entrou com ação pedindo ressarcimento após a queda de 45% no valor dos papeis, decorrência do anúncio da intervenção, ganhando a causa há dois meses.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!