Consultor Jurídico

Shopping deve fiscalizar jornada de trabalho de empregado de loja, diz TST

18 de abril de 2013, 18h35

Por Redação ConJur

imprimir

Um shopping paranaense terá de obrigar os lojistas a registrarem a jornada de trabalho de seus funcionários. Por determinação da Justiça do Trabalho, a obrigação deverá estar nos contratos de locação das lojas. A regra também se estende para estabelecimentos com número de trabalhadores inferior a dez e que não sigam o expediente ordinário. Ao rejeitar um Agravo de Instrumento do shopping, o Tribunal Superior do Trabalho afirmou que a administradora é responsável pelo controle da jornada, mesmo sem relação direta com esses empregados.

Desde o 1º grau, o shopping alega não ter legitimidade para interferir nas condições de trabalho fixadas entre os lojistas e seus empregados, mas seus argumentos foram afastados sucessivamente pela 9ª Vara do Trabalho de Curitiba, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), e pela 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que negou provimento a seu Agravo de Instrumento.

O processo de origem foi uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná, no Natal de 2007, contra a administração do shopping e os sindicatos de trabalhadores e lojistas. O MPT informou que, há vários anos, apurava denúncias de que o shopping e os sindicatos submetiam os empregados de suas lojas a uma jornada excessiva de trabalho, além do limite legal de duas horas diárias e sem concessão de intervalo mínimo de 11 horas entre jornadas, descanso semanal de 24 horas consecutivas e intervalo para descanso e alimentação.

O Ministério Público do Trabalho disse ainda que tentou negociar com as partes "um patamar mínimo e razoável" em relação à jornada, mas que "as administradoras dos shopping centers não assumem, e nem querem assumir, qualquer responsabilidade quanto ao descumprimento da legislação, e não demonstram nenhum interesse em limitar o horário de funcionamento e atendimento ao público".

A sentença do juiz de 1º grau, ao examinar o tema, concluiu que a natureza jurídica da administradora de shopping não é a de mero empreendedor imobiliário que oferece lojas para locação. Isso acontece porque que os contratos permitem ao locador auditar as contas do locatário, vistoriar instalações e fiscalizar o movimento econômico. "Se é dado à administradora interferir nas contas dos lojistas a pretexto de aferir a retidão das informações prestadas acerca dos rendimentos do empreendimento, razão lógica nenhuma há para que lhe seja vedada a fiscalização das condições de trabalho ou, ao menos, que conste no contrato a exigência de controle de horário dos empregados das lojas", destacou.

Tal entendimento levou em conta, ainda, princípios como o da função social do contrato e da propriedade. "Se os poderes de ingerência em negócio alheio por parte do administrador são tolerados pela ordem jurídica, por certo devem se compatibilizar com a finalidade social e as exigências do bem comum, não se concebendo que alguém possa auferir todos os bônus de uma atividade sem que lhes correspondam os ônus decorrentes dessa atuação".

Ao tentar trazer o caso à discussão no TST, por meio de Agravo de Instrumento, o shopping alegou que a decisão da Justiça do Trabalho paranaense desrespeitou o processo de negociação coletiva de trabalho e feriu a livre iniciativa. Outra reclamação da empresa é ter sido equiparada à condição de verdadeiro empregador ao impor a corresponsabilidade por eventual descumprimento da legislação trabalhista por parte de seus condôminos.

A relatora do Agravo, ministra Maria de Assis Calsing, observou que não houve reconhecimento da condição de empregador do shopping. Segundo ela, o TRT-PR decidiu com base no enfoque protetivo do Direito do Trabalho, destacando a responsabilidade da administradora pela fiscalização da jornada, uma vez que os lojistas têm a obrigação contratual de manter o funcionamento regular dentro do horário estabelecido por ela. Com base nesses argumentos, por unanimidade, a 4ª Turma negou provimento à reclamação. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.