Consultor Jurídico

Tribunal de Justiça do Mato Grosso consegue tirar 5 mil processos do estoque

17 de abril de 2013, 21h03

Por Redação ConJur

imprimir

Uma mudança na rotina de trabalho no Departamento Judiciário Auxiliar do Tribunal de Justiça do Mato Grosso tem reduzido a taxa de congestionamento dos processos que tramitam na segunda instância do Judiciário. Em 32 dias úteis, entre 1º de março e 17 de abril, o setor fez andar 5.021 recursos que estavam estocados há meses. Em relação ao mesmo período de 2012, a produção aumentou 76,67%. A expectativa do departamento é eliminar o estoque de 3.129 processos até agosto de 2013.

O departamento é responsável por autuar os recursos, cadastrar as partes da causa em sistema, verificar a existência de custas a serem recolhidas e fazer o sorteio do juiz que vai apreciar o recurso. A gestão do TJ-MT tem feito um controle de qualidade dos serviços para evitar que os processos sejam encaminhados aos desembargadores com erros de informação.

Paralelamente, o setor segue trabalhando com a demanda diária de processos urgentes, uma média de 170 novas ações vindas de comarcas e protocolos. Para evitar a formação de novo estoque, já foi diminuído o número de dias de tramitação dos novos recursos dentro do departamento.

“Atualmente temos servidores destacados para classificar processos que já estavam aguardando há meses e outros para trabalhar com a demanda urgente. Desde o protocolo de um recurso não urgente até o envio para os desembargadores, estava-se gastando 100 dias. Já reduzimos esse número para 75 e a meta é chegar a apenas uma semana.”

Outras medidas previstas são a importação dos dados das partes já cadastradas na primeira instância e também a elaboração de um manual de rotina para classificação dos processos, construído a partir do conhecimento empírico dos classificadores. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-MT.