Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito homoafetivo

Senado francês aprova projeto sobre casamento gay

O Senado francês votou nesta sexta-feira (12/4) a favor de legalizar a união homoafetiva e a adoção de crianças por casais homossexuais. A expectativa é que o projeto, com a decisão dos senadores, se torne lei até o meio do ano. A maioria dos pontos aprovados na Câmara também teve sinal verde do Senado. Pelas regras, as duas casas legislativas devem fazer nova leitura da matéria.

Os opositores são, principalmente, conservadores e alas católicas da Câmara. Já o grupo socialista, ligado ao presidente François Hollande, é entusiasta da iniciativa. De acordo com a ministra da Justiça do país, Christine Taubira, a norma faz com que as crianças que vivem com pais do mesmo sexo tenham proteções similares às dos filhos de casais heterossexuais. Os direitos homoafetivos estão entre as principais bandeiras do governo socialista.

As últimas pesquisas de opinião revelam que pouco mais da metade dos franceses defende o casamento gay. O apoio recua, no entanto, quando se trata da adoção de crianças, por exemplo. Está marcada para 26 de maio um novo protesto contra o casamento homossexual na França, organizado por grupos conservadores. 

Revista Consultor Jurídico, 12 de abril de 2013, 16h36

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 20/04/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.