Dama de Ferro

Morre a ex-premiê britânica Margaret Thatcher

Autor

8 de abril de 2013, 10h07

Morreu nesta segunda-feira (8/4), aos 87 anos, a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, conhecida como Dama de Ferro por sua irredutibilidade e pela postura durante a Guerra Fria. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela teve um derrame no início da manhã. As informações dos portais G1 e Uol.

Filha de pequenos comerciantes, a advogada tributarista Margaret Hilda Roberts nasceu em outubro de 1925, em Grantham, uma pequena cidade no Leste da Inglaterra. Ocupou o cargo de primeira-ministra britânica por três mandatos, entre 1979 e 1990.

Estudou Química na Universidade de Oxford, onde iniciou sua vida política após ser eleita presidente da Associação Conservadora de Oxford. Em 1951, se casou com Denis Thatcher, um rico homem de negócios, com quem teve dois filhos gêmeos, Carlo e Mark. Se formou advogada em 1954 e especializou-se em Direito Tributário.

Em 1959, foi eleita para a Câmara dos Comuns. Dois anos depois, tornou-se secretária de Estado para Assuntos Sociais e, no início dos anos 1970, foi nomeada ministra da Educação, durante o mandato de Edward Heath.

Em 1975, substituiu Heath na direção do Partido Conservador. Implementou um projeto de redução da intervenção do Estado na economia e cortou gastos sociais, seguindo um liberalismo estrito. Em 1979, o partido ganhou as eleições por ampla margem de votos. Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna, sendo eleita primeira-ministra do Reino Unido.

Governou com pulso firme até 1990, ganhando o apelido de Dama de Ferro, por suas posturas inflexíveis. Conseguiu bons indicadores econômicos com o controle da inflação e a valorização da moeda. No entanto, não pôde evitar o aumento do desemprego. Em 1982, Thatcher conduziu a Inglaterra à vitória na Guerra das Malvinas, contra a Argentina, pela posse das Ilhas Malvinas, na América do Sul, o que aumentou sua popularidade. Nesse ano foi reeleita por uma ampla margem de votos. Em 1984, escapou por pouco de um atentado do IRA, o Exército Republicano Irlandês, que instalou um carro-bomba numa conferência do Partido Conservador em Brighton.

Em 1987, Thatcher ganhou um inédito terceiro mandato. Mas suas políticas controversas, como a adoção de novos impostos e a oposição a qualquer integração mais próxima com a Europa, levaram sua popularidade a cair para o nível mais baixo desde que ela havia assumido o poder, em 1979. Em novembro de 1990, ela concordou em renunciar ao cargo e à liderança do partido, sendo substituída por John Major.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!