Consultor Jurídico

Notícias

Janela para o mundo

70% dos presos do DF leem mais de dois livros por mês

Comentários de leitores

7 comentários

Daniel errou de novo

FELIPE CAMARGO (Assessor Técnico)

Caro comentarista Daniel (outros - administrativa), para sua informação, já fui servidor do sistema penitenciário paulista. Aliás, esse foi o meu primeiro emprego. Antes que o senhor teime no seu achismo, saiba que trabalhei não apenas em setores administrativos, mas principalmente na vigilância interna em pavilhões celulares. Quanto ao que eu leio, evidentemente o senhor errou de novo. Afinal, quem opina sem conhecimento de causa deve estar acostumado com isso.

Nem na Dinamarca nem no Japão

andreluizg (Advogado Autônomo - Tributária)

Vá lá nesses países, onde os presos em geral não crescem sofrendo as mazelas dos nossos. Não tem desestruturação da família, do Estado, da assistência social como temos aqui. Mas lá também não se pode falar em "ressocializar", pois o preso geralmente já é "socializado". Daí que saem do cumprimento de penas e não voltam. Aqui, desculpem, não há investimento em presídio ou penas alternativas milacurosas capazes de salvar o Brasil. Tudo ajuda: livro, trabalho, estudo, terapia... Mas os resultados são pequenos se comparados à prevenção da criminalidade quando se dá na formação das pessoas. Depois de tarde não nos sobre muito se não o castigo com a privação da liberdade... Mas o caminho de mudarmos nossa sociedade é longo e trabalhoso. Teremos décadas a frente para solucionar as mazelas sociais. Enquanto isso, infelizmente, é uma guerra dos maus bandidos que são vítimas de uma situação social, contra os que conseguiram se salvar dele, e que são vítimas dos que não conseguiram.

duvido que Felipe e José Carlos tenham entrado em presídio

daniel (Outros - Administrativa)

duvido que os leitores Felipe e José Carlos tenham entrado em presídio, muito menos nas galerias dos presídios. Ficam lendo resuminhos de livros de autorzinho de manual. Nunca viram um preso, exceto pela TV.
Integração social é ficar lendo ? Preso tem que pagar é as despesas e cumprir a pena.
Afinal, arrebentou com uma ou mais vítimas e estas nada tiveram do Estado.

Falta de leitura

FELIPE CAMARGO (Assessor Técnico)

Caro daniel (Outros - Administrativa), você já leu a LEP? Sugiro que comece pelo art. 1º: "A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal (...)".
.
Vc está pensando que acabou? Não acabou. Leia o artigo até o final! Continua assim: "(...) e proporcionar condições para A HARMÔMICA INTEGRAÇÃO SOCIAL do condenado e do internado."

José Carlos, sugiro que leia LEP, pois não prevê

daniel (Outros - Administrativa)

Caro José Carlos, sugiro que leia LEP, pois não prevê resssocialização não.
A função da pena é punir e prevenir outros delitos.
Os presos deveriam trabalhar para pagar a estadia nos hotéis do Governo e viverem Às nossas custas. Cometeram crimes porque quiseram, devem pagar as penas e não viverem em spas ou bibliotecas.
Direito penal é para punir.

Fins da pena

José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)

Caro Daniel, segundo a LEP, a pena deve ter como fim a ressocialização do condenado. E ressocializar não é só colocar o preso para costurar bola de futebol, não é?

finalidade da pena é ler livro ?

daniel (Outros - Administrativa)

finalidade do direito penal é prender para ler livro ?

Comentar

Comentários encerrados em 15/04/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.