Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

De 2013 a 2015

Nova direção do TRF–5 toma posse nesta quarta-feira

A nova mesa diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região toma posse nesta quarta-feira (3/4), no auditório do Pleno. Os novos presidente e vice-presidente para o biênio 2013-2015 serão os desembargadores Francisco Wildo Lacerda Dantas e Edilson Nobre. O desembargador Francisco Barros Dias assume o cargo de corregedor regional.

Baiano de nascimento e fortemente ligado a Alagoas, Francisco Wildo promete dar continuidade à gestão de seu antecessor, o desembargador Paulo Roberto Oliveira Lima. Segundo ele, sua administração se dará em “clima de tranquilidade, sem lutas internas ou acirramentos de vaidades profissionais”. Egresso da Justiça Federal alagoana, recentemente ele ocupava os cargos de presidente da 2ª Turma e diretor da Revista de Jurisprudência do TRF–5. Francisco Wildo é o 17º presidente do tribunal, fundado em 1989, e que renova a mesa diretora a cada dois anos.

Entre as prioridades da nova gestão, estão a consolidação do processo judicial eletrônico e o cumprimento das metas fixadas pelo Superior Tribunal de Justiça e o Conselho da Justiça Federal. Em relação à criação de novos TRFs, o desembargador Francisco Wildo não considera a pauta essencial. “Vejo com certa preocupação que o Legislativo crie novos tribunais por emenda constitucional, quando deve ser feito por lei federal e iniciativa do Judiciário”, afirma. Para ele, a demanda de um novo TRF é importante somente na região Norte do país.

A expectativa é que a Proposta de Emenda à Constituição 544/2002, que cria os TRFs das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões, seja votada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. Segundo o texto, são previstas novas sedes de Tribunais Regionais Federais em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. Com informações da Assessoria de Imprensa da Justiça Federal.

Revista Consultor Jurídico, 3 de abril de 2013, 16h32

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 11/04/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.