Nova composição

TRE-RJ empossa novo corregedor e juízes eleitorais

Autor

2 de abril de 2013, 16h28

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargadora Letícia Sardas, empossou nesta segunda-feira (1º/4) o novo corregedor regional eleitoral do Rio de Janeiro, juiz Alexandre de Carvalho Mesquita. Candidato único, ele foi eleito para um mandato de dois anos. Eleito no final do ano passado como membro efetivo, Mesquita é titular da 3ª Vara de Fazenda Pública da Capital.

Na mesma sessão, o juiz Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro foi empossado como membro efetivo do colegiado do Tribunal, na classe de juiz de Direito. Uchôa, que substitui o juiz Luiz Roberto Ayoub, cujo biênio na corte encerrou-se em março, atuou na 1ª Vara Criminal da capital e na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, para onde foi deslocado para ocupar a vaga que era da juíza Patrícia Acioli, assassinada por Policiais Militares em 2011.

O juiz Fábio Uchôa foi indicado para o TRE-RJ pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, que elegeram, também nesta segunda-feira, dois membros substitutos para a corte eleitoral, os juízes Alexandre José da Silva Barbosa e Alexandre Chini Neto. Eles assumiram as vagas abertas com a saída dos juízes Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo e Gilberto Clovis Farias Matos.

Eleições 2014
Na manhã desta terça-feira (2/4), também foram empossados outros 97 juízes eleitorais — 41 na capital e 56 no interior. Eles estarão à frente das zonas eleitorais nas eleições 2014. Durante a cerimônia, a presidente do TRE-RJ destacou que um dos principais desafios do tribunal é a extensão do cadastramento biométrico ao município de Niterói ainda este ano. Atualmente, o único município cujos eleitores já estão identificados biometricamente é Búzios.

"Mesmo sem eleições, a agenda deste ano será de muito trabalho", disse Letícia Sardas. O compromisso de posse foi prestado, simbolicamente, pela juíza da 185ª Zona Eleitoral, Ana Cristina Nascif Dib Miguel. Primeira mulher a assumir a presidência do TRE-RJ, a desembargadora Letícia Sardas fez uma pequena homenagem às juízas eleitorais. Elas tiveram preferência na ordem de chamada para a assinatura do termo de posse. Com informações da assessoria de imprensa do TRE-RJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!