Oportunidade de negócios

Brasil é a bola da vez para o mercado da advocacia

Autor

29 de setembro de 2012, 7h29

Há 25 anos analisando o mercado de escritórios de advocacia no Reino Unido, a editora The Legal 500 decidiu ampliar as suas pesquisas para a América Latina e, em especial, para o Brasil. De acordo com a pesquisadora-chefe da publicação, Olivia Nairn, aumentou consideravelmente a demanda de bancas e empresas estrangeiras por um guia em inglês sobre o mercado de advocacia na região. A primeira edição do The Legal 500 Latin America foi lançada este mês.

O guia, concorrente do também inglês Chambers Latin America 2012, traz um ranking dos melhores escritórios brasileiros, divididos em 19 áreas de atuação. Mais de 150 bancas de advocacia, brasileiras e estrangeiras, são listadas na edição Brasil do guia.

Em seu editorial, a publicação faz uma análise da situação econômica e das oportunidades de negócios no país. Pelos próximos cinco anos, de acordo com o The Legal 500, o Brasil será a bola da vez. Com a crise nos Estados Unidos e na Europa, além dos grandes investimentos em infraestrutura e segurança que terá de fazer para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, será o país das oportunidades.

O guia chama atenção para impossibilidade da atuação de bancas estrangeiras nos negócios fechados no país e conclui que este é o principal fator para a ótima fase, “sem muitos esforços”, de escritórios como Machado, Meyer, Mattos Filho, Pinheiro Neto e TozziniFreire.

A Nova Lei do Cade também é citada no editorial. Segundo a publicação, a exigência de pré-análise das operações de fusão e aquisição alinhou o Brasil com a legislação concorrencial de outros países. O mercado do Direito Concorrencial é dividido entre grandes bancas e escritórios boutiques muito fortes, afirma o The Legal 500, que também deixa claro que as operações de IPO no país estão em queda, puxada pelo recesso global.

O Direito Ambiental mereceu destaque na análise do guia inglês. A preocupação cada vez maior das empresas em evitar infrações ambientais, somada a uma “legislação ambígua aplicada de forma rigorosa”, é um amplo campo de atuação para os escritórios de advocacia. A reforma do Código Florestal deve ser uma fonte de apreensão para os advogados, diz a publicação.

Veja os melhores escritórios brasileiros, na avaliação da The Legal 500:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!