Profissionais sobrecarregados

A valorização do juiz é debatida em Recife

Autor

26 de setembro de 2012, 20h54

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região sediará, no dia 1º de outubro, o Encontro Regional Nordeste do “Programa de Valorização — Juiz valorizado, Justiça completa!”. O objetivo do programa é fazer com que o próprio Poder Judiciário reflita coletivamente sobre problemas que interferem na autoestima de parte significativa da magistratura, bem como na imagem pública do juiz, diz o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, José Lúcio Munhoz.

O programa é organizado pelo Conselho Nacional de Justiça, coordenado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, presidida por Munhoz. "O Programa Valorização surgiu da verificação do problema da má compreensão da coletividade em face do trabalho do julgador. Surgiu também da percepção de que o juiz hoje é um profissional sobrecarregado de trabalho e sem estrutura adequada. O magistrado sofre ameaças, sofre violência e é pressionado por uma estrutura interna que privilegia a quantidade e não a qualidade do trabalho do profissional. E isso vai causando problemas de toda ordem”, diz Munhoz.

Estão confirmadas as participações das associações dos magistrados de Sergipe e do Rio Grande do Norte, dos tribunais de Justiça de Alagoas, Piauí e Ceará, das escolas de magistratura do Rio Grande do Norte e do Ceará, dos tribunais regionais do trabalho da 20ª e 22ª Regiões e dos tribunais regionais eleitorais do Maranhão e de Sergipe, além do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, do TRF-5 e do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Os interessados em participar do evento devem acessar o site do CNJ. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-5.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!