Prática e teoria

Livro Processo Societário é lançado em São Paulo

Autor

25 de setembro de 2012, 9h20

O livro “Processo Societário”, de autoria de Ada Pellegrini Grinover, Humberto Theodoro Jr. e Tiago Asfor Rocha Lima, entre outros, foi lançado na segunda-feira (24/9). O evento aconteceu no Club Atlético Paulistano, no Jd. América em São Paulo.

A obra, organizada por Flávio Luiz Yarshell e Guilherme Setoguti J. Pereira, aborda o procesos societário de maneira interdisciplinar e associa a visão prática dos profissionais e a ótica da Academia.

Os autores assinam 36 artigos com conteúdo diversificado. Entre os temas estão: tutela coletiva, desconsideração da personalidade jurídica, penhora on line, recuperação judicial e apreciação dos projetos dos novos Códigos do Processo Civil e Comercial, além de outros.

Leia a seguir um trecho do Prefácio feito pelo ministro Luiz Felipe Salomão:
“Como se sabe, estudos interdisciplinares ganham cada vez mais importância para o desenvolvimento da ciência do direito. No caso do direito processual civil, por seu caráter instrumental, a aproximação com diferentes ramos do direito material é inevitável. Não é diferente no campo das normas substanciais que regulam a constituição e a vida das sociedades empresariais. Quanto maior o desenvolvimento econômico do País, mais frequentes, numerosos e significativos são os conflitos daí decorrentes. Releva notar, ademais, a escassez de livros específicos sobre o assunto, no âmbito do direito nacional.

A obra contém trinta e seis artigos, com conteúdo diversificado e abrangente, desde matérias relacionadas à desconsideração da personalidade jurídica, penhora on line, arbitragem, tutela de urgência, dissolução de sociedade e apuração de haveres, deliberações societárias, tutela coletiva, recuperação judicial, prova, responsabilidade civil no âmbito da disputa societária, até a apreciação dos projetos dos novos Códigos de Processo Civil e Comercial, dentre outras. Os temas trazem assinatura de grandes nomes do Direito, dos mais variados recantos do País. A coordenação dos trabalhos procurou, na medida do possível, estimular a apresentação de estudos que fossem além de construções puramente teóricas e que pudessem apresentar desdobramentos práticos relevantes.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!