Prestação de serviço

O Globo lança site da coluna “Defesa do Consumidor"

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20 de setembro de 2012, 7h23

A coluna "Defesa do Consumidor", publicada no jornal O Globo, terá uma página dedicada ao tema dentro do site O Globo, a partir deste sábado (22/9). A plataforma online manterá o mesmo caráter de prestação de serviço da coluna impressa.

Desde o início da década de 80, a coluna "Defesa do Consumidor" atua como mediadora entre leitores e empresas, evitando muitas vezes que o consumidor precise recorrer às agências reguladoras ou órgãos oficiais para que seus problemas sejam solucionados.

A coluna continuará com sua periodicidade habitual no impresso, sendo publicada duas vezes na semana. Porém, os internautas poderão fazer as reclamações diariamente, por meio de formulários, e irão acompanhar o status delas. Além disso, os conteúdos estarão à disposição para consulta na hora da compra, como matérias para orientação do consumidor, vídeos complementares às reportagens do impresso, ranking das empresas e setores mais reclamados, lista dos problemas mais frequentes e os percentuais de respostas entre empresas e clientes.

O site terá também uma biblioteca virtual cujo acervo inclui o Código de Defesa do Consumidor e cartilhas instrutivas dos principais órgãos do setor. Outra fonte de consulta diária são as colunas fixas sobre direito do consumidor e as regulamentações que o afetam; dicas; recalls; consumo internacional.

Seminário Defesa do Consumidor
Para comemorar o lançamento do site da coluna "Defesa do Consumidor", o jornal organizará um seminário, na próxima segunda-feira (24/9), com o tema "Ofertas do bem e do mal: A importância da informação nas relações de consumo".

Serão cinco mesas mediadas pela jornalista Nadja Sampaio, editora assistente da coluna, com os seguintes temas: "O Código de Defesa do Consumidor e a qualidade das ofertas"; "Confiabilidade das informações na internet, com o membro da Câmara E-Net, Flávio Banchi; "As ofertas e o princípio da boa-fé"; "Informações na área de telecomunicação"; e "A importância das informações na oferta de produtos financeiros".

O seminário será no auditório da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), na rua Dom Manuel 25, Centro, das 14h às 18h, com entrada gratuita. Senhas serão distribuídas no local meia hora antes do evento.

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