Independência orçamentária

PGR entra com Mandado de Segurança contra LOA 2013

Autor

17 de setembro de 2012, 21h12

Foi impetrado no Supremo Tribunal Federal um pedido de Mandado de Segurança com o objetivo de incluir na proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013 a integralidade dos valores solicitados pelo Ministério Público da União. A LOA 2013 foi enviada ao Congresso Nacional pela Presidência da República em agosto. 

A ação foi movida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele afirma que a Presidência da República não incluiu integralmente as projeções e os valores da proposta do MPU no projeto da LOA de 2013. “O ato da presidente da República, além de usurpar competência do Legislativo, afronta a prerrogativa, leia-se o direito líquido e certo, do Ministério Público da União de elaborar sua proposta orçamentária anual e de vê-la apreciada, em sua inteireza, pelo Congresso Nacional”, alega o procurador-Geral.

Gurgel refere-se à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, que autoriza a reestruturação remuneratória das carreiras nos Poderes e no Ministério Público, desde que atenda os preceitos constitucionais, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a previsão dos recursos necessários.

No pedido, que foi distribuído para o ministro Joaquim Barbosa, Gurgel explica que a proposta do MPU, “contemplou os valores referentes aos subsídios dos membros da instituição previstos para 2013, indicando o percentual de reajuste de 29,53%, considerando o resíduo inflacionário (4,61%), IPCA 2009 (4,31%), IPCA 2010 (5,91%), IPCA 2011 (6,5%) e a projeção do IPCA 2012 (5,24%)”.

De acordo com o porcurador-Geral, a proposta considerou também a previsão de reestruturação das carreiras dos servidores do MPU, em harmonia com o Projeto de Lei 2.199/2001, em tramitação no Congresso Nacional, além de outros projetos de interesse da instituição encaminhados pela Procuradoria Geral da República, com a discriminação dos impactos orçamentário-financeiros.

No pedido da medida cautelar, Roberto Gurgel pede a inclusão imediata dos valores discriminados na proposta orçamentária do MPU no projeto enviado pela Presidência da República ao Congresso Nacional, pois ele já está em discussão no Parlamento. 

Nesta segunda-feira, magistrados federais também entraram com Mandado de Segurança para impugnar a proposta LOA 2013, pelo mesmo motivo: inclusão incompleta de seu orçamento. No mesmo processo, foi pedida liminar contra a apreciação e votação, pelo Congresso Nacional, da lei em questão. Com informações da assessoria de imprensa do STF

Nº do processo: MS 31618

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!