Em ações originárias

AGU muda regras para União entrar como amicus curiae

Autor

14 de setembro de 2012, 20h21

Para entrar como amicus curiae em ações diretas de constitucionalidade, ações diretas de inconstitucionalidade, arguições de descumprimento de preceitos fundamentais e em recursos extraordinários em que haja repercussão geral decretada pelo Supremo Tribunal, o governo federal depende de autorização expressa do advogado-Geral da União.

A Portaria 411/2012, publicada nesta sexta-feira (14/9) no Diário Oficial da União, da Advocacia-Geral da União, especificou mais as condições para que a União e as autarquias entrem como amicus curiae em julgamentos do STF.

A portaria desta sexta revoga outra portaria, a 1.383, de 15 de setembro de 2010. A regra revogada não especificava em que casos a União e suas autarquias dependiam da autorização do AGU para entrar como amicus curiae. Dizia apenas que a autorização deveria ser pedida em casos cuja repercussão geral tivesse sido declarada pelo Supremo.

Por ser genérica, a portaria de 2010 ensejava a interpretação de que para ADIs, ADCs e ADPFs não era necessária a autorização do advogado-Geral da União. Essas ações, por serem originárias no Supremo, não dependem da repercussão geral.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!