Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Agilidade na corte

TRF-4 está prestes a zerar as metas do CNJ

Faltando pouco mais de 100 dias para fechar 2012, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre e jurisdição sobre os três Estados do Sul, já comemora o cumprimento de 90% de algumas metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Conforme nota da direção do TRF-4 distribuída à imprensa na tarde desta segunda-feira (10/9), em alguns casos, as metas de cumprimento já foram antecipadas em 99,5%. É o caso da obrigatoriedade de julgar pelo menos 50% dos chamados processos antigos da Justiça Federal, distribuídos em 2007 e de acelerar em 50% o julgamento de ações que ingressaram de 2007 a 2009 nos Juizados Especiais Federais e Turmas Recursais.

Uma das metas nacionais do Poder Judiciário, aplicada para a esfera federal, foi a de exigir dos tribunais o julgamento de maior número de processos de conhecimento do que os distribuídos em 2012. O TRF-4, as Seções Judiciárias do RS, SC e PR, os Juizados Especiais Federais e as Turmas Recursais da Região Sul já cumpriram 91,7% do objetivo proposto, julgando 92 de cada 100 processos novos que entram.

Quanto à virtualização dos processos, para garantir consulta, peticionamento e emissão de guia de recolhimento pela internet, a meta está cumprida em toda a 4ª Região. Hoje, o TRF-4 tem quase 1,3 milhão de processos eletrônicos em tramitação. É a Justiça mais virtual do país. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Revista Consultor Jurídico, 11 de setembro de 2012, 7h01

Comentários de leitores

1 comentário

é fácil de explicar

Anderson_ (Funcionário público)

O maior número de ações são contra o INSS; no sul existe a maior cobertura previdenciária do país e a juizada não está se importando para uma boa instrução probatória; se é INSS, já vai de má vontade: é só canetar o INSS!!!.
Se uma pessoa do sul não ganhar uma ação contra o INSS é porque é azarada mesmo.

Comentários encerrados em 19/09/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.