Consultor Jurídico

Colunas

Contas à vista

Qual perfil deve ter um ministro do Supremo?

Comentários de leitores

4 comentários

Critério há de ser consistente!

carlinhos (Defensor Público Estadual)

Os dois critérios objetivos e já previstos na legislação são “notável saber jurídico e reputação ilibada". No entanto, apesar dessas exigências explícitas, em muitas ocasiões, elas não têm sido consideradas, tanto pelo presidente quanto pelo congresso, no ato da escolha do nome do futuro ocupante de uma cadeira na mais alta Corte de Justiça deste país. Não é por acaso que o “notável saber jurídico” vem em primeiro lugar, já que é inconcebível alguém leigo em matéria de direito julgar questões relativas a essa ciência. E nós temos exemplo de Ministro despreparado para o cargo. Não é racional um ser humano ser julgado por quem desconhece a seara em que atua e, assim, colocar em risco diversos bens jurídicos de um cidadão, como liberdade, patrimônios material, moral e diversos outros direitos fundamentais, sociais e por aí vai. Por outro lado, sem dúvida, a conduta ilibada é importante, contudo, ela sozinha não é nada. Ao reverso, da mesma forma o “notável saber jurídico”, uma vez que os dois critérios suso mencionados são irmãos siameses. Penso, por tudo isto, que os critérios federativo e ideológico são dispensáveis, porque são revestidos de conotação política e, portanto, de duração efêmera, ou seja, no máximo o equivalente a um ou dois mandatos daquele que detém o poder de indicação. É a minha opinião!

Critérios Vigentes.

Museusp (Consultor)

Antes da discussão da meritória proposta deveriam as entidades debater o cumprimento, pelo menos, dos critérios vigentes que já estão sabidamente afastados no de forma explicita e notoria no comportamento de alguns membros da alta corte. Ou seja, primeiro, arrumar a casa, depois aperfeiçoá-la.

...

FFernandes (Outros)

Eu acredito que nem seria o caso de desqualificar o Ministro Dias Toffoli. Acredito NAQUELE momento foi um equívoco. Talvez com seus 50 ou 60 anos... Agora, eu gostaria muito de ver o professor Barroso no STF.

Washington

Alves Alencar (Advogado Autônomo)

Qualquer um, menos o perfil do Ministro toffoli.

Comentar

Comentários encerrados em 19/09/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.