Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Bancada nova

Cármen Lúcia troca a 1ª pela 2ª Turma do Supremo

Por 

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, trocou a 1ª Turma pela 2ª Turma do tribunal. O pedido para mudar de colegiado foi acolhido nesta terça-feira (4/9) pelo presidente da corte, ministro Ayres Britto. A vaga na turma surgiu por conta da aposentadoria do ministro Cezar Peluso, que completou 70 anos, idade da aposentadoria compulsória, na segunda (3/9).

É extensa a lista de ministros que passaram da 1ª para a 2ª Turma do Supremo. Nos últimos anos, Ellen Gracie, Eros Grau, Cezar Peluso (os três já aposentados), Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Ricardo Lewandowski seguiram esse caminho.

As sessões da 2ª Turma costumam ser mais curtas do que as da 1ª Turma. Esse é um dos motivos declarados pelos quais os ministros trocam de colegiado sempre que há uma vaga. Assim, ficam com mais tempo para tratar de processos nos gabinetes. No caso da ministra, que acumula o posto de presidente do Tribunal Superior Eleitoral em meio ao julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, o tempo se torna mais precioso.

Um dos motivos não declarados de alguns ministros para a mudança é a picardia do ministro Marco Aurélio, o decano da 1ª Turma. O ministro é conhecido pela ironia e por não deixar passar qualquer detalhe do que acontece nas sessões sem comentários, o que incomoda alguns de seus colegas.

O ministro Marco Aurélio não perde o humor com a migração: “Imagine, eu me manifesto de forma tímida. A 2ª Turma deve ter algo que a 1ª Turma não tem”.

Confira a composição das turmas do STF com a mudança

1ª Turma
Dias Toffoli — Presidente
Marco Aurélio
Luiz Fux
Rosa Weber

2ª Turma
Ricardo Lewandowski — Presidente
Celso de Mello
Gilmar Mendes
Joaquim Barbosa
Cármen Lúcia

 é editor da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 4 de setembro de 2012, 19h32

Comentários de leitores

6 comentários

Integro

mat (Outros)

Nunca ouvi questionamentos à independência ou à capacidade técnica do Min. Seus votos na área criminal, como os do Gilmar Mendes e do Celso de Melo, se caracterizam por um garantismo etéreo que resulta em impunidade. Não concordo com tal corrente de pensamento, à qual, sem o mesmo estofo intelectual, aderiu o Min. Tófoli. Forçoso reconhecer, entretanto, que ele defende suas posições com integridade. No mais, como disse um colega, ele é um baita de um chato capaz de incomodar até a serena Ministra.

Ao colega Antonio de Assis Nogueira Júnior

Alexandre (Advogado Assalariado)

Eu meio que me perdi em seu argumento. O que o Marco Aurélio, indicado pelo Collor (inclusive, são primos) tem a ver com o PT?
.
O Marco Aurélio sempre foi garantista, tal qual o Gilmar. Isso não é novidade para ninguém. E eles são necessários para manter o equilíbrio no STF, e, principalmente, fazer um contrapeso à onda de clamor público. Ninguém questiona a capacidade técnica do Marco Aurélio nem sua integridade. O que pega mesmo é que ele é um chato de galocha, adepto a espezinhar os coleguinhas em qualquer oportunidade.

Mais um Ministro desavergonhado, autêntico pavão

Antonio de Assis Nogueira Júnior (Serventuário)

Do que assisti nos julgamentos, o Sr. Ministro Marco Aurelio busca apenas tumultuar os julgamentos e retardá-los o máximo possível. Aliás, é profundo defensor de criminosos, especialmente os da etnia do Oriente Médio. Nas mãos dele, criminoso de verdade, especialmente o que utiliza da inteligência para praticar o delito, tá solto! (Como a nossa Legislação caduca permite e ele como guardião da Constituição está felicíssimo, como carioca de fala mansa, reforça a liberdade da bandidagem dos crimes de lógica). Como pavão que é, enrustido ou não, não se aposenta não! Que alegria deve sentir, dia após dia, aparecer sempre e sempre na telinha. Infelizmente, ele é a pior cara do STF (Talvez tenha sido sempre; o seu discurso jurídico é voltado somente para a absolvição de criminosos confessos, dos sabidamente culpados etc.), cuja imagem igual ao do Congresso. É o Brasil, cada vez mais piorado. Pois, a cada dia fica mais forte o fato que o único compromisso do governo do PT é com o Bem-estar de banqueiros, sonegadores, empresários corruptos e corruptores, especuladores de moeda e bandidagem de toda ordem. PARA O PT SERVE TER ALGUÉM QUE É PROFUNDO DEFENSOR DO (nosso) ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO! O Brasil é uma linda democracia para certos Rábulas criminalistas. Democracia!!! Respeitosamente, Antonio de Assis Nogueira Júnior

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 12/09/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.