Concurso Público

Novos juízes federais da 5ª Região tomam posse

Autor

3 de setembro de 2012, 18h56

A Justiça Federal da 5ª Região vai ganhar 16 novos juízes substitutos. A posse será dada pelo desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região nesta quarta-feira (5/9), às 17h30, no salão do Pleno do TRF-5.

Os novos juízes foram aprovados no XI Concurso Público do TRF-5 de ingresso à magistratura. De um total de 3.575 candidatos inscritos, 18 conseguiram aprovação em todas as etapas do certame que inclui: uma prova objetiva; duas provas escritas, sendo uma discursiva com dissertação e quatro questões, e outra com duas sentenças (de natureza cível e penal); sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental e psicotécnico; prova oral e, por fim, avaliação de títulos. Dois aprovados tomarão posse posteriormente.

Antes de assumir as funções, os novos juízes passarão por um programa de formação, coordenado pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe-5), a partir de 10 de setembro. O Curso de Introdução à magistratura terá 520 horas de duração (no último programa eram 160 horas) e inclui temas como “Deontologia, Ética e Relacionamento”, “Prática Penal e Psicologia Judiciária”, “Impactos das Decisões Judiciais” e “Capacitação em Recursos da Informação”, além do estágio nas varas (240h), uma das inovações nesta edição do programa.

Com o objetivo de familiarizar os magistrados com as técnicas e estratégicas dos veículos das diversas mídias, os novos juízes irão realizar o módulo “Noções de Comunicação Social e Media Training”. Esse módulo foi introduzido, esse ano, no programa, para que possam exercer com eficiência o papel de agentes políticos nas comunidades que atuarão. Com informações da Assessoria de imprensa do TRF-5.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!