Eleições municipais

Segundo turno acontece neste domingo em 50 cidades

Autor

28 de outubro de 2012, 9h51

Ao todo, 50 cidades brasileiras decidirão hoje quais serão seus próximos prefeitos. Estima-se que 31,7 milhões de eleitores compareçam à votação.

São Paulo é o estado que apresenta os maiores números para o segundo turno. Além de sua capital, maior colégio eleitoral do Brasil, com 8,6 milhões de eleitores, o estado terá o segundo-turno em 12 municípios.

Na sequência vem o estado do Rio de Janeiro, com disputa em sete cidades. O terceiro estado que terá mais eleitores atuando hoje é o Paraná, com eleições em cinco municípios.

PT e PSDB são os partidos que mais disputam a maioria dos cargos de prefeito nas capitais. Além de São Paulo, os dois partidos têm mais cinco e sete candidatos, respectivamente, concorrendo em capitais.

O PMDB, que saiu das urnas no primeiro turno como a legenda com maior número de prefeitos eleitos em todo o país, disputa o segundo turno em três capitais: Campo Grande, Natal e Florianópolis. No primeiro turno, os peemedebistas saíram das urnas como a maior legenda nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Para viabilizar a disputa neste segundo turno nas 50 cidades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocará a disposição 96,1 mil urnas eletrônicas. Algumas delas ficarão de reserva para substituição no caso de eventual problema de funcionamento.

O eleitor das cidades que terão segundo turno deverá comparecer à sua seção de votação entre as 8h e as 17h. Para votar, a pessoa terá que apresentar ao mesário um documento com fotografia. Com informações da Agência Brasil

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!