Eleições municipais

Juiz de Fora (MG) elege Bruno Siqueira (PMDB)

Autor

28 de outubro de 2012, 17h52

O deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) foi eleito prefeito de Juiz de Fora (283 km de Belo Horizonte) neste domingo (28/10). Com esta vitória, a cidade encerra um ciclo iniciado em 1983 pelo ex-prefeito Tarcísio Delgado (sem partido) e que seguiu com o ex-prefeito Alberto Bejani (PSL) e o atual prefeito Custódio Mattos (PSDB), que se revezaram à frente da Prefeitura de Juiz de Fora nestes 30 anos. As informações são do portal UOL.

No segundo turno, Siqueira recebeu apoio do senador Aécio Neves (PSDSB-MG) e do governador Antonio Anastasia (PSDB) e, mais discretamente, do prefeito Mattos, que deixa a prefeitura desgastado e com altos índices de rejeição. O prefeito eleito também fez críticas à candidata Margarida Salomão (PT), que recebeu um golpe externo à campanha no fim de setembro, quando a Justiça Federal aceitou uma ação do Ministério Público e abriu processo por improbidade administrativa contra a candidata. As causas são suspeitas de irregularidades em obra da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), feita enquanto a petista era reitora da instituição, entre 1998 e 2006.

O resultado das eleições confirma a tendência de crescimento na reta final da campanha de Siqueira. Ele apareceu à frente de Margarida na véspera da eleição do primeiro turno. Siqueira tentou se beneficiar da disputa entre a petista e o candidato  Custódio Mattos (PSDB) e passar a imagem de uma candidatura inovadora, distante da polarização entre PT e PSDB.

Siqueira é afilhado político do ex-presidente Itamar Franco, que começou sua carreira política como prefeito da cidade. O pai do prefeito eleito, o ex-deputado Marcelo Siqueira, pertenceu à chamada República do Pão de Queijo, apelido dado à época para os integrantes da equipe de governo de Itamar que eram provenientes da cidade mineira. Os programas de TV de Siqueira mostraram as filhas de Itamar pedindo votos para o candidato.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!