Eleições 2012

Fernando Haddad é eleito prefeito de São Paulo

Autor

28 de outubro de 2012, 18h44

O petista Fernando Haddad foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (28/10), confirmando a previsão das pesquisas eleitorais. O ex-ministro da educação venceu José Serra (PSDB) por uma diferença de, pelo menos, 700 mil votos.

Com 95% das urnas apuradas às 19h35, o petista somou 3,2 milhões de votos, o que representa 55,9% de votos válidos. José Serra foi escolhido por 2,5 milhões de eleitores (44,1% dos votos válidos).

Escolha pessoal de Lula para concorrer na principal capital do país, Haddad leva o PT de volta ao comando de São Paulo depois de oito anos. A última prefeita petista foi Marta Suplicy, que administrou a cidade de 2001 a 2004.

Um dos momentos mais polêmicos da campanha de Haddad foi o acordo fechado com o ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP). A aliança foi fechada no jardim da casa de Maluf, com direito a foto de Lula cumprimento do ex-adversário. No dia seguinte ao acordo, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) abandonou a chapa de Haddad, pela qual concorreria como candidata a vice-prefeita.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!