Monopólio estatal

Passaportes com visto americano têm entrega suspensa

Autor

27 de outubro de 2012, 14h37

Foi suspensa, pela Jusiça Federal de São Paulo, a entrega de passaportes com visto americano em todo o Brasil. Segundo os Correios, que pediram a liminar, as empresas contratadas pelo Departamento de Estado Americano para a concessão de vistos estariam quebrando monopólio da estatal na entrega desse tipo de documento. As informações são do site da revista Exame.

A medida afeta uma media de 4 mil pessoas por dia. A orientação dos Consulados para quem tem entrevista agendada para a semana que vem, entre 29 de outubro e 1.º de novembro, é remarcar para datas posteriores. Quem não puder será atendido normalmente. Segundo a Embaixada americana, está sendo buscada uma solução temporária para a entrega dos passaportes, com o prazo em 1º de novembro.

Os passaportes com visto estavam sendo entregues, desde abril, pela DHL, subcontratada da Computer Sciences Corporation (CSC), que presta diversos serviços à embaixada e aos consulados americanos.

Os correios já haviam notificado o consulado sobre a ilegalidade do sistema de entregas em junho. A determinação da Justiça também manda a CSC contratar os Correios para devolver os passaportes que já tem em mãos, "a fim de evitar supostos prejuízos aos titulares dos documentos".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!