Foi suspensa, pela Jusiça Federal de São Paulo, a entrega de passaportes com visto americano em todo o Brasil. Segundo os Correios, que pediram a liminar, as empresas contratadas pelo Departamento de Estado Americano para a concessão de vistos estariam quebrando monopólio da estatal na entrega desse tipo de documento. As informações são do site da revista Exame.
A medida afeta uma media de 4 mil pessoas por dia. A orientação dos Consulados para quem tem entrevista agendada para a semana que vem, entre 29 de outubro e 1.º de novembro, é remarcar para datas posteriores. Quem não puder será atendido normalmente. Segundo a Embaixada americana, está sendo buscada uma solução temporária para a entrega dos passaportes, com o prazo em 1º de novembro.
Os passaportes com visto estavam sendo entregues, desde abril, pela DHL, subcontratada da Computer Sciences Corporation (CSC), que presta diversos serviços à embaixada e aos consulados americanos.
Os correios já haviam notificado o consulado sobre a ilegalidade do sistema de entregas em junho. A determinação da Justiça também manda a CSC contratar os Correios para devolver os passaportes que já tem em mãos, "a fim de evitar supostos prejuízos aos titulares dos documentos".
Comentários de leitores
1 comentário
Não é só aqui
andreluizg (Advogado Autônomo - Tributária)
Pelo que andei estudando, em vários países (EUA, França e outros) uma empresa detém o monopólio das correspondências. Mas em todos eles se estuda a privatização do serviço, e abertura total à concorrência. Acho que já é hora de fazermos isso aqui também.
Por mim daria para ter até um correio eletrônico oficial, com identificação do remetente por assinatura digital.
Comentários encerrados em 04/11/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.